A Guarda Civil Municipal (GCM) de Suzano participou nesta quinta-feira (13/02) da operação conjunta com a Polícia Militar e as GCMs de Poá e Ferraz de Vasconcelos para o combate ao tráfico de drogas nas três cidades. O objetivo foi reforçar a segurança pública nos limites entre os municípios.
Durante a ação, realizada em nove bairros das três cidades, foram realizadas 87 abordagens e 19 vistorias veiculares, além de buscas pessoais e verificação de documentação de suspeitos. Um homem foi detido com drogas, dinheiro e um celular que continha um sistema de monitoramento do bairro Jardim Caxangá. O recurso colaborava para a realização do tráfico de drogas. Além disso, um veículo roubado foi recuperado no mesmo bairro.
A presença ostensiva das forças de segurança também teve o intuito de coibir outros crimes, como furtos e roubos, promovendo maior sensação de segurança para a população. A operação contou com a participação de 50 agentes distribuídos entre as corporações envolvidas, sendo 18 de grupamentos da GCM de Suzano, incluindo a Ronda Ostensiva Municipal (Romu), Canil e Ronda Ostensiva com Motocicleta (Romo).
Por sua vez, a Polícia Militar mobilizou oito PMs, enquanto a GCM de Poá atuou com 16. Já a Guarda de Ferraz contou com oito agentes. As equipes realizaram abordagens e fiscalizações em pontos estratégicos, alvos previamente identificados por meio de levantamentos e investigações.
Para o secretário de Segurança Cidadã, Francisco de Assis Balbino, a operação é mais um exemplo do compromisso das forças de segurança em combater o crime e garantir a ordem pública. “A ação tem o intuito de coibir a atuação criminosa e proteger a população. O trabalho integrado entre as diferentes instituições tem se mostrado eficaz, trazendo resultados positivos para a segurança da região e aumentando a confiança da comunidade nas autoridades”, avaliou o chefe da pasta
Atuação
A GCM de Suzano tem intensificado suas ações contra a criminalidade neste início de 2025. Entre as operações recentemente realizadas, destaca-se a operação “Pente Fino”, ocorrida em 3 de fevereiro, que resultou na captura de três indivíduos procurados pela Justiça. “Essas ações fazem parte de uma estratégia de segurança pública que busca a prevenção de crimes e o aumento da presença dos agentes em regiões consideradas mais críticas”, declarou Balbino.
Crédito das fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano