Na última sexta-feira (19), a Guarda Civil Municipal (GCM) de Itaquaquecetuba registrou uma ocorrência de supressão de vegetação na estrada São Miguel Arcanjo, localizada no bairro Veraneio Maracanã. Durante a ação, dois homens foram detidos em flagrante enquanto realizavam desmatamento na região.
Os indivíduos alegaram ser os proprietários do local, porém, não apresentaram a documentação necessária que comprovasse a posse da área. Importante ressaltar que a região em questão é uma Área de Preservação Ambiental (APA), o que torna a atividade ilegal.
Ambos foram autuados por supressão de árvores e queima de vegetação. As multas aplicadas totalizaram R$ 7.072,00, sendo R$ 3.536,00 para cada infrator. Além disso, o veículo e a motosserra utilizados na atividade ilegal foram apreendidos pela GCM.
A ocorrência foi apresentada na Delegacia Central de Itaquaquecetuba e seguirá sob investigação pela Delegacia de Investigações Sobre o Meio Ambiente (Dicma) de Mogi das Cruzes. A Prefeitura de Itaquaquecetuba reforça seu compromisso com a preservação ambiental e alerta para a importância de respeitar as leis de proteção à natureza.