A Guarda Civil Municipal (GCM) de Itaquá deu início, no último domingo (8), à Operação Grau Zero, que foca no combate às manobras perigosas realizadas por motociclistas, conhecidas como “tirar de grau”. Essas práticas, que utilizam vias públicas, colocam em risco a segurança da população e têm sido alvo de denúncias constantes.
Conduzida por motos da ROTAM (Rondas Táticas com Motocicletas) e viaturas da GCM, os trabalhos incluem a fiscalização em adegas, pontos frequentemente utilizados como locais de encontro para o uso e comercialização de entorpecentes.
Como resultado, sete motocicletas foram apreendidas, sendo duas com registros de roubo na Vila Celeste e cinco por práticas irregulares como estacionamento inadequado, inclusive em pontos de ônibus, falta de emplacamento e documentação.
Além disso, a operação atendeu 85 chamados relacionados à perturbação do sossego no Aracaré, Canaã, Vila Celeste, Jardim Odete, Jardim Josely, Morro Branco, Jardim Amazonas e Caiuby.
“A operação já mostrou efeito porque as ruas monitoradas estavam com movimentação tranquila. O trabalho vai continuar principalmente nos fins de semana deste mês”, comentou o secretário de Segurança Urbana, Anderson Caldeira.
“Em Itaquá a tolerância é zero para práticas ilegais, principalmente com o uso de motocicletas, o que coloca em risco a vida da população. Quem trabalha quer ter seu momento de descanso em casa e não vamos permitir que façam baderna nas ruas”, completou o prefeito Eduardo Boigues.
A população pode acionar a GCM pelos telefones 153, (11) 4753-1108, (11) 4753-1421 ou (11) 4642-4659.
Fotos: Divulgação