Agentes da Ronda Ostensiva (Romu) da Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos apreenderam na noite desta quarta-feira (22) no Centro um homem com 90 mil reais em dinheiro e que não soube explicar a sua origem. A equipe em patrulhamento preventivo com motocicletas deparou com um suspeito na avenida Salgado Filho conduzindo de forma perigosa e na contramão de direção uma motocicleta Honda CG 160, ano 2022, vermelha.
No acompanhamento, ele foi abordado e na averiguação foi encontrada em sua posse a referida quantia de dinheiro dentro de uma mochila. Diante das inconsistências, que não explicaram a origem dos 90 mil reais, os agentes encaminharam o homem, a motocicleta e a mochila com os valores ao 1º Distrito Policial para conhecimento da autoridade de plantão.
Após oitivas, a autoridade lavrou boletim de ocorrência por crime contra a economia popular, conforme a lei 1.521/51, cuja pena prevista é de seis meses a um ano. Portar moeda nacional dentro do país, independentemente do valor, não constitui crime. Porém, é necessário somente que quem leve o dinheiro saiba explicar sua origem.
A motocicleta também foi apreendida por licenciamento atrasado, além de receber autuações cometidas pelo condutor por direção perigosa ao colocar em risco a vida e a integridade física dos usuários das vias públicas e por transitar na contramão de direção.
Foto: Divulgação/PMG
23/01/2025