A Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação se reuniu com os futuros moradores do Residencial Suzano II na sede da Associação Cultural Suzanense – Bunkyo, na manhã da última quinta-feira (16/02). Na oportunidade, o foco foi o esclarecimento de dúvidas quanto aos trâmites finais para a entrega dos apartamentos do empreendimento localizado no bairro Jardim Europa, na zona norte, para cerca de 300 famílias, o que deve acontecer ainda neste semestre.
Com a presença do prefeito Rodrigo Ashiuchi; do secretário municipal de Planejamento Urbano e Habitação, Elvis Vieira; e do diretor de Habitação, Miguel Reis, a reunião deu início ao processo de pré-ocupação do bloco B do empreendimento do programa “Minha Casa Minha Vida” do governo federal, tratando da preparação das famílias para conviver em espaços compartilhados, além de apresentar o cronograma de reuniões que antecedem a escolha dos apartamentos. A pasta também atualizou os futuros moradores acerca da entrega dos contratos e das chaves das novas residências.
Com investimento total de R$ 18 milhões por parte dos governos estadual e federal, todas as habitações estão finalizadas, restando apenas a conclusão dos trâmites legais para a regularização dos imóveis no bloco B. Esta etapa vem sendo conduzida pela administração municipal junto à empresa que iniciou a obra e que, posteriormente, deixou o projeto. Uma segunda empreiteira foi contratada para conclusão dos trabalhos.
O diretor de Habitação contou que a reunião foi muito proveitosa, sendo importante para situar os munícipes acerca de algumas particularidades da convivência em grupo no empreendimento. “Além de preparar os apartamentos, também temos um trabalho de sensibilização com os moradores, pois essas pessoas que estiveram aqui serão vizinhas em um futuro próximo”, abordou Reis.
Por sua vez, o chefe da pasta explicou que a primeira empresa concluiu aproximadamente 90% da obra, mas não encaminhou a documentação necessária para regularização plena das moradias após deixar o projeto. “Um dos focos foi explicar essa questão às famílias pois, acima de tudo, queremos que elas estejam por dentro do processo que envolve seu futuro lar”, disse.
Já o prefeito afirmou que o município está em tratativas para otimizar os processos por trás da legalização. “Junto aos governos estadual e federal, nossa meta é concluir esta etapa o mais rápido possível para que possamos entregar o sonho da casa própria a essas pessoas. Estamos unindo esforços junto a estas esferas e contamos com a colaboração das famílias neste momento”, relatou Ashiuchi.
O chefe do Poder Executivo municipal finalizou agradecendo o trabalho feito e ressaltou o compromisso da administração pública. “Agradeço a dedicação da pasta em garantir o bem-estar dos suzanenses com todo o trabalho do secretário Elvis, do diretor Miguel e de todos os envolvidos neste processo. Esse comprometimento une nossa gestão e o povo em um único sonho, que é garantir mais dignidade a cada família”, concluiu.
Crédito das fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano