As secretarias de Meio Ambiente e Segurança Urbana de Itaquaquecetuba participaram de uma formação sobre as Áreas de Proteção Ambiental (APA) de Várzea, ministrada pela gestora da Fundação Florestal, Kátia Florinda.
Em Itaquaquecetuba, as áreas de várzea equivalem a 9,07% do total de APA, com 848,45 hectares, o quinto maior município inserido na APA Várzea do Rio Tietê. “A gestão já possui conhecimento técnico, mas é importante conhecerem o funcionamento das políticas públicas municipais e estaduais”, disse a gestora.
“Com essa formação, nossa equipe composta por técnicos, fiscalização e monitoramento de áreas passam a entender e interagir com as políticas públicas de conservação de maneira a articular uma integração maior”, ressaltou o secretário de Meio Ambiente, João Carlos Navarro.
Vale ressaltar que a APA Várzea do Rio Tietê, criada em 1987, possui um território de 7.400 hectares e tem como objetivo a proteção das várzeas e cinturão meândrico (curvas do rio) e Itaquaquecetuba está localizada no trecho leste.
“Acolher um curso desse porte em nossa secretaria e dar visibilidade ao trabalho desenvolvido pela equipe de Meio Ambiente, Defesa Civil e Guarda Ambiental reforça as condições técnicas e operacionais para atender as demandas do nosso município”, acrescentou o secretário de Segurança Urbana, Anderson Caldeira.
O prefeito Eduardo Boigues enfatizou a importância da conservação das áreas de várzea. “É um desafio enorme lidar com o crescimento populacional e com as ocupações irregulares. O meio ambiente nos traz a urgência de políticas públicas para conservar as áreas de várzea.”
Denúncias sobre degradação do meio ambiente, descarte irregular de lixo, desmatamento ou construções irregulares podem ser realizadas para a Guarda Ambiental pelo 153.
l