FORÇA-TAREFA ATENDE MORADORES DE BAIRROS ATINGIDOS POR FORTES CHUVAS DOS ÚLTIMOS DIAS EM MOGI

0
172

A Prefeitura de Mogi das Cruzes organizou uma força tarefa para o atendimento às famílias afetadas pelas fortes chuvas que vêm atingindo o município desde o último domingo (29/01). O trabalho envolve diversas secretarias municipais, com foco principal nas regiões do Jardim Santos Dumont, Jardim Aeroporto e Jundiapeba, locais em que famílias tiveram as casas invadidas pelas águas.

“Toda a estrutura da Prefeitura tem como prioridade total a atenção e o atendimento humano às pessoas que estão sofrendo com as chuvas dos últimos dias. Nossas equipes da Operação Verão estão nos bairros para atender as necessidades dos moradores, com a doação de itens básicos, análises das condições dos imóveis e serviços de manutenção nos espaços públicos”, explicou o prefeito Caio Cunha.

Das 7h desta terça-feira (31/01) às 7h desta quarta-feira (01/02), foram registrados 52,1 mm de chuva no ponto de medição do DAEE, na Ponte Grande. As chuvas, foram mais intensas na região oeste da cidade. No distrito de Jundiapeba, foram registrados 87 mm de chuva e no Jardim Santos Dumont, que já havia sido castigado na segunda-feira (30/01), foram 72 mm, de acordo com os dados do Cemaden.

Os bairros da região oeste da cidade vêm registrando os maiores volumes de chuva da cidade nos últimos dias. De domingo até esta terça-feira, a região do Jardim Santos Dumont registrou 186,8 mm de chuva, enquanto no distrito de Jundiapeba foram 157,4 mm. O grande volume registrado em dias seguidos dificulta a absorção da água pelo solo e o escoamento pelos sistemas de drenagem, córregos e rios.

Nesta quarta-feira (01/02), equipes da Defesa Civil de Mogi das Cruzes e das Secretarias Municipais de Assistência Social e de Infraestrutura Urbana estão atuando nas regiões do Oropó, que engloba o Jardim Santos Dumont e o Jardim Aeroporto, e em Jundiapeba para vistorias nos imóveis e o atendimento à população atingida pelas chuvas. A Secretaria Municipal de Assistência Social também enviou funcionários para a Chácara Guanabara para atender os moradores.

Nestes locais, as famílias atingidas por alagamentos estão recebendo auxílio da Prefeitura, com o fornecimento de colchões, kits de limpeza e cestas básicas, de acordo com a necessidade. Até aqui, cerca de 100 famílias já foram cadastradas para receber o auxílio do município.

A Defesa Civil também recebeu um acionamento sobre a queda da laje de um imóvel na Vila Cintra. Os técnicos já realizaram uma vistoria no local, o imóvel foi interditado e o responsável recebeu orientação sobre os procedimentos a serem adotados. Também foram registrados chamados relativos ao Parque São Martinho e ao Jardim Margarida, onde ocorreu um deslizamento de terra na rua Dalila. A vistoria técnica não constatou danos à estrutura dos imóveis localizados nas proximidades ou impactos nas vias públicas. O deslizamento atingiu um veículo que estava estacionado no local, apenas com danos materiais.

A Secretaria de Agricultura de Mogi das Cruzes realiza o acompanhamento dos produtores que estão sofrendo prejuízos com as chuvas, por meio da Divisão de Assistência Técnica. Por enquanto, não houve acionamento do seguro rural.

Operação Verão

Durante o período de chuvas, o atendimento a urgências e emergências é realizado pela Operação Verão. Além das equipes da Defesa Civil, também participam corporações como o Corpo de Bombeiros e a Guarda Municipal, além de secretarias municipais, órgãos estaduais e concessionárias de serviço público. As equipes de todos os participantes realizam atendimentos, dentro de suas atribuições.

O trabalho da Operação Verão é coordenado pela Secretaria Municipal de Segurança, por meio da Coordenadoria de Defesa Civil, e conta com a participação de diversas secretarias municipais, do Samu, Semae, Guarda Municipal, Defesa Civil do Estado, Corpo de Bombeiros, Cetesb, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Estadual, Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), Tiro de Guerra, Sabesp, Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e da concessionária de energia elétrica EDP.

Em caso de urgências e emergências, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199.

Compartilhar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui