A 411ª Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes, realizada de 9 de maio a 19 de maio, teve receita total de R$ 4,5 milhões. Neste ano, 34 instituições foram beneficiadas com a venda de seus produtos na Quermesse, além de mais 9 entidades que receberam a doação de alimentos, de um total de 5 toneladas de produtos arrecadados durante os dias da festividade. A prestação de contas foi apresentada na manhã desta quarta-feira (31), na Mitra Diocesana, em Mogi das Cruzes.
O bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini, conduziu a reunião, em que também estiveram presentes os Festeiros e Capitães de Mastro, respectivamente, Eduardo Ferreira Rego e Milena da Costa Freire Rego e Wagner Baptista Santos e Ludmyla de Oliveira Baptista Santos; o presidente da Associação Pró-Festa do Divino, Marcelo Braz; o primeiro tesoureiro da Associação Pró-Festa do Divino, José Carlos Nunes Júnior; o administrador da Mitra Diocesana, Antônio José Mercado Martins; e os padres Diego Araújo Costa, secretário do bispado; e Luiz Renato de Paula, ecônomo da Diocese. Também participaram o Festeiro de 2025, João Pedro Mota, e o casal de Capitães de Mastro Lizandro Leonardo da Silva Corrêa e Patrícia Aparecida do Espírito Santo Corrêa.
Na oportunidade, a Festeira de 2024, Milena, leu a carta aberta, em que relatou a expressiva participação dos devotos em todos os setores da Festa, especialmente na Alvorada Solidária e na Novena: “Foi um belíssimo hino de louvor ao Divino Espírito Santo, do nascer ao pôr do sol. De fato, a arrecadação é muito importante para a festa, porque é a Festa da Caridade, e muitas entidades aguardam o ano inteiro para custear suas obras. E a Festa cumpriu, mais uma vez, este papel. Mas a parte religiosa é a parte primária da Festa, que teve uma expressiva participação popular. Uma novidade desta edição foi a edificação de uma capela no interior da Quermesse. Muitos padres se revezaram no local para ministrar o sacramento da confissão, que teve uma busca muito grande, e nos ajudou a difundir ainda mais o tema deste ano: Divino Espírito Santo, derramai em nossos corações o Dom da Misericórdia”.
Além das entidades beneficiadas com as vendas dos produtos (comidas e bebidas) na Quermesse, a Festa do Divino e a Associação Pró-Festa do Divino fizeram a entrega de cinco toneladas de produtos, entre alimentos e produtos de higiene, a nove instituições beneficentes da Cidade. Estes itens foram arrecadados nas escolas e nas Alvoradas e Carreatas Solidárias. “Três toneladas ficaram para as entidades do Município e duas toneladas, incluindo roupas e agasalhos, foram destinadas para as vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul.
O bispo diocesano ressaltou que, a partir desta entrega dos resultados, a Festa do Divino 2025 já dá o seu pontapé inicial. “O resultado foi bastante positivo, e as entidades todas saíram muito satisfeitas. Elas trabalharam em suas barracas e receberam esta ajuda para continuar os seus trabalhos nas lindas da produção social e da caridade”, disse Dom Pedro Luiz.
Com este fechamento de ciclo, a Festa do Divino 2025 já começa a ser planejada.
Dois eventos já ocorrerão nos próximos dias de agosto. No dia 10, às 15 horas, será realizada a 1ª Coroa do Divino, na Associação Pró-Festa do Divino (Avenida Francisco Rodrigues Filho, 1.232), no Bairro do Mogilar. E no dia 16 de agosto a Pró-Divino promove um jantar em comemoração aos seus 30 anos de fundação, no Sollar da Árvore.
Em 2025, a Festa do Divino ocorrerá de 29 de maio a 8 de junho.