Após a abertura do EducaShow nesta terça-feira (25/04), outros dois grandes eventos chegam ao Circuito 2 da ExpoSuzano, no Parque Municipal Max Feffer, a partir desta quinta-feira (27/04), em celebração aos 74 anos de emancipação político-administrativa. Um deles é a ExpoFlores, que transformará a Arena Suzano num verdadeiro jardim botânico até segunda-feira (01/05), entre 10 e 18 horas, com exposições de produtores locais, shows e workshops. A outra grande atração é o Suzano Faz, que ocorrerá no Pavilhão Esportivo Maurice Bou Assi, das 11 às 19 horas – com exceção do primeiro dia, que será às 9h30 – e terá o objetivo de promover a integração das indústrias e o comércio da cidade para possibilitar networking entre os participantes.
A ExpoFlores oferecerá na programação a Oficina Ikebana Sanguetsu, que se caracteriza pelo princípio de não se modificar profundamente os tamanhos, formatos das folhas e galhos utilizados. É um estilo artístico de arranjos florais que é pensado com o objetivo de alegrar a vida, elevar o nível do sentimento e do espírito humano e harmonizar o ambiente. Para valorizar o cuidado com as flores, na agenda de sábado (29/04) está reservado um encontro com a especialista Masuji Kayasima, que oferecerá o workshop “Cuidado com as orquídeas nos dias frios”, cujas inscrições para as 30 vagas disponibilizadas podem ser feitas pelo link bit.ly/workshopexpoflores.
O público poderá desfrutar do cenário florido e dos ensinamentos relativos ao tema ao som de muita música de qualidade. Na quinta-feira, às 11 horas, se apresenta a Orquestra Sinfônica de Suzano; no mesmo dia, o instrumentista Fah Carvalho é atração às 14 horas e logo na sequência, é a vez de Abediel e Eduardo, às 17 horas, se apresentarem. Na sexta-feira (28/04), Zanah Dias dita o ritmo a partir das 11 horas; após o almoço, às 14, chegam para a festa Claudia Midori, Mayumi Takahashi e Beatriz Hikaru; e, para finalizar o dia, Pedro Violinista se apresenta às 17 horas. O sábado (29/04) começa com o Trio Jazz, às 11 horas; seguido de Leon Jr., às 14; Pedro Violonista, às 15 horas; e o Coral de Melhor Idade do Saspe, às 16. No domingo, haverá apresentação do Taiko Bunkyo, às 10h30; do Quarteto Suz4, às 11 horas; e Nova Bossa Jazz, às 17. O domingo também será marcado pelo Rotary Day, com atrações artísticas e serviços de saúde ofertados à população.
Suzano Faz
Por sua vez, o Suzano Faz terá sua abertura oficial realizada às 9h30, ao passo que às 13 horas, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) traz para o evento as técnicas das “Vendas Consultivas”, onde serão apresentadas ferramentas, conhecimentos e habilidades necessárias para os profissionais interessados. Em seguida, às 14, a empresa do ramo de ensino Liceu oferece orientações sobre a qualificação necessária para o mercado de trabalho. A Unipiaget marca presença às 15 horas, com apresentação sobre a importância do ensino superior. A partir das 16, representantes da empresa InvestSmart participarão de um painel sobre investimentos; e, para finalizar o dia, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) fornecerá informações sobre as características e tendência do mercado de Alimentação Fora do Lar (AFL), a partir das 17 horas.
Nos outros três dias de programação, o Senac retorna com a discussão dos temas “Logística 4.0”, na sexta-feira, às 11 horas; “Recrutamento, Seleção e Retenção nos Tempos Atuais”, no sábado, também às 11; e “Redes sociais a favor dos negócios”, no período da tarde, a partir das 15 horas. Neste mesmo dia, o Sebrae também volta para apresentar temas relevantes no mundo dos negócios como “Vender para o governo – um negócio que nunca passará por crises”, que acontece ao meio-dia; “Inovação – ALI”, às 13 horas; “Inovação – HUB Suzano”, às 16; e “Varejo de Moda”, às 17 horas.
A programação completa das atividades que serão desenvolvidas nos três eventos realizados no Parque Max Feffer podem ser conferidas no site da Prefeitura Municipal de Suzano, através do link bit.ly/ExpoSuzano2023.
A presidente do Fundo Social de Solidariedade, primeira-dama Larissa Ashiuchi, falou sobre o cenário que o público vai encontrar na ExpoFlores. “Todos que comparecerem à Arena Suzano vão se encantar com tudo que será proporcionado. Cuidamos de cada detalhe para que os visitantes se sintam em um ambiente único, que resgatará a tradição de Suzano como a ‘A Cidade das Flores’. Organizamos um evento para toda a família, que valoriza a identidade da nossa cidade e contribui com os nossos produtores locais, reforçando ainda a temática da sustentabilidade”, destacou Larissa.
Já o prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, ressaltou a importância de um evento como o Suzano Faz no mês de aniversário da cidade. “Nosso município está se desenvolvendo e se consolidando como um polo de investimentos no cenário regional, estadual e nacional. É fundamental reunirmos diferentes agentes do segmento do comércio e da indústria para compartilharmos conhecimentos diversos, que proporcionam novos aprendizados. A capacitação aquece nosso ambiente de negócios e nos mantém competitivos no mercado”, afirmou o prefeito.
Crédito das fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano