A Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente realizou na quarta-feira (13/04) a primeira Atividade Pé na Trilha, que aconteceu no Parque Natural Municipal Chiquinho Veríssimo com um grupo de estudantes de um colégio particular de Mogi das Cruzes. A metodologia de trabalho desenvolvida pelos técnicos da secretaria incentiva o protagonismo juvenil e delega tarefas de observação na Serra do Itapeti – um patrimônio natural da cidade que possui um rico ecossistema.
O diretor Eliseu Piacentin e a educadora ambiental Carla Panzeri acompanharam a atividade, ao lado de um grupo de técnicos da pasta. De acordo com Carla, a proposta do Pé na Trilha é possibilitar a convivência dos jovens que estão nos anos finais do Ensino Fundamental 2 e do Ensino Médio com a natureza. As ações práticas não são guiadas pelos técnicos da Secretaria do Verde – mas sim planejadas e acompanhadas, estimulando a participação dos jovens.
“O objetivo é que os próprios adolescentes tenham autonomia, desempenhando tarefas e ações propostas no início da atividade, sempre relacionadas à observação e preservação do meio ambiente”, explica Carla. Os estudantes fotografam árvores e espécies que não conhecem, observam o ecossistema, manipulam bússolas e se orientam nos trajetos pré-estabelecidos. Segundo Eliseu, o resultado foi muito positivo: “A atividade foi um sucesso, os jovens gostaram muito e a secretaria abrirá agendamentos para novas turmas”, disse.
O agendamento é feito pelos técnicos da pasta, a partir de uma análise de demanda e da disponibilidade de horários, formando os grupos. O contato pode ser feito pelo telefone 4798-5959 ou pelo e-mail svma@mogidascruzes.sp.gov.br.
Histórico
O Parque Natural Municipal Francisco Affonso de Mello Chiquinho Veríssimo foi criado no dia 26 de novembro de 1970, pela Lei Municipal nº 1.955/1970, e tinha por finalidade atender a população local, proporcionando recreação e divertimento, devido às suas características iniciais, que o caracterizavam como parque urbano.
Conhecido popularmente como Parque Municipal, foi aberto à visitação em 1971 e ao longo das décadas de 70 e 80 consolidou-se como uma importante opção de lazer para cidadãos de Mogi e região. A partir da década de 90, o espaço ganhou características de reserva ambiental. Em 20 de dezembro de 2008, por meio da Lei Municipal nº 6.220, o espaço recebeu a denominação de Parque Natural Municipal Francisco Affonso de Mello – Chiquinho Veríssimo.
O parque possui área de 352,3 hectares e altitudes que variam de 800 a 1.150 metros. No local existem cerca de 300 espécies de aves identificadas, além de 40 tipos de mamíferos.