ESTUDANTES DE GUARAREMA CONQUISTAM 40 MEDALHAS NA OLIMPÍADA MIRIM DA OBMEP

0
85

A Escola Municipal “Professora Célia Leonor Lopes Lunardini”, no bairro Itapema, em Guararema, teve desempenho de destaque na 3ª edição da Olimpíada Mirim da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), com a conquista de 40 medalhas, sendo quatro de ouro, 12 de prata e 24 de bronze. A premiação reconhece o empenho de estudantes do 2º ao 5º anos do Ensino Fundamental, divididos nos níveis Mirim 1 e Mirim 2.

Com foco na aprendizagem lúdica e no estímulo ao raciocínio lógico, a olimpíada busca aproximar as crianças da matemática desde cedo. Em Guararema, o resultado alcançado pela unidade de ensino reflete a dedicação dos estudantes e o trabalho pedagógico desenvolvido por professores e gestores, como explica a secretária municipal de Educação, Clara Assumpção Eroles Freire Nunes. “As medalhas representam não apenas conquistas individuais, mas também o compromisso coletivo com uma educação de qualidade”, afirma ela.

A participação em olimpíadas do conhecimento pode, inclusive, abrir portas no futuro. Universidades como USP, Unicamp, UFMG e UFRJ oferecem o ingresso por meio das chamadas “Vagas Olímpicas”, que consideram premiações em competições como a OBMEP, reconhecida pelo CNPq.

Promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a OBMEP Mirim é uma das maiores competições científicas do país voltada aos Anos Iniciais e, em 2024, contou com mais de 4,4 milhões de participantes em 4.037 municípios brasileiros. A avaliação é composta por duas fases aplicadas nas escolas, com questões objetivas e adequadas ao nível de escolaridade dos alunos.

Criada em 2022, a competição é uma expansão da tradicional OBMEP, voltada para alunos do Ensino Médio. A iniciativa tem apoio da CAPES, CNPq, B3 Social e Sociedade Brasileira de Matemática, com promoção dos Ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação.

A próxima edição já tem data para começar: as inscrições para a 4ª Olimpíada Mirim serão abertas no dia 30 de abril, e a Escola Municipal “Professora Célia Leonor Lopes Lunardini” já confirmou participação. Para a diretora da escola, Marly de Siqueira do Prado, o envolvimento dos alunos na competição reforça a importância de iniciativas que reconhecem e estimulam o protagonismo estudantil.

Compartilhar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui