ESTRADA DO PROCÓPIO É RECUPERADA COM MATERIAIS RECICLADOS: MEDIDA ALIA ECONOMIA E SUSTENTABILIDADE EM MOGI

0
145

Motoristas que trafegam pela Estrada do Procópio, no distrito de Cezar de Souza, encontram, a partir desta semana, um cenário novo e uma pista com mais qualidade e segurança. A via passa por uma obra de recuperação num trecho de 3,6 quilômetros, com uso de materiais de demolição que foram reciclados pela Usina Móvel de Resíduos da Construção Civil (RCC), uma conquista para a região obtida pelo Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat). A medida alia economia de recursos, melhoria viária e sustentabilidade, já que evita o descarte de toneladas de resíduos.

O material é resultado da demolição da antiga unidade do Sesi de Cezar de Souza, o que totalizou mais de 1.300 metros cúbicos de resíduo processado e reciclado pela usina móvel. O prédio estava desativado há anos e o espaço será utilizado pela Prefeitura para implementação de equipamentos de educação e segurança pública.

O Condemat é o primeiro consórcio do Estado de São Paulo a receber a usina. O investimento, de cerca de R$ 3,2 milhões, foi viabilizado por meio do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (Fecop).

A usina conjuga um caminhão tipo cavalo mecânico a um equipamento de reciclagem capaz de triturar de 80 a 100 toneladas por hora. Além disso, suas laterais podem ser transformadas em tela de cinema, para exibição de filmes e oficinas de educação ambiental para alunos da rede pública, além da prática da reciclagem. A estrutura atenderá os municípios da região de forma itinerante.

Os resíduos são resultado de construções, reformas, reparos e demolições de obras.

“A gestão de resíduos da construção civil é um grande desafio das prefeituras. Este trabalho de maneira integrada certamente nos garante maior efetividade no combate ao descarte irregular, na preservação do meio ambiente e bem-estar da população, além de proporcionar economia aos cofres públicos”, afirma o prefeito Caio Cunha, que também é presidente do Condemat.

Para o secretário de Infraestrutura Urbana de Mogi das Cruzes, Alessadro Silveira, a união dos municípios foi fundamental para a conquista da usina, e enfatiza a importância desta iniciativa para a manutenção nas cidades. “O projeto é pioneiro no Estado, e aqui em Mogi já é possível conferir o resultado positivo da iniciativa que beneficiará não só a nossa cidade, mas todo o Alto Tietê”, destaca.

Compartilhar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui