Rodas de conversa, apresentação de vídeos, desenhos e a montagem do símbolo da campanha, o catavento, foram algumas das atividades desenvolvidas por escolas municipais nesta sexta-feira (10/06) em referência ao Dia Nacional e Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, que será no próximo domingo, dia 12. A data é destaque no calendário do ano letivo da rede municipal de ensino.
Alunos dos 4º e 5º anos do ensino fundamental da EM Rural Prof Cid Torquato, em Jundiapeba, participaram, nesta sexta (10/06), de uma roda de conversa sobre o tema e a apresentação de um arranjo da música ‘Criança não trabalha’, da dupla Palavra Cantada. “Fizemos uma formação com as professoras e durante a semana elas trabalharam o tema com os alunos”, contou a diretora Aretusa Brandão, que também dirige a EM Rural Profª Geralda Ferraz de Campos, na Volta Fria, onde as atividades foram na quinta-feira (09/06).
Ainda no Distrito de Jundiapeba, nesta sexta-feira (10/06), os alunos da educação infantil da EM José Alves dos Santos também aprenderam mais sobre o tema. “Em um primeiro momento, conversamos sobre o que é o trabalho infantil e apresentamos um vídeo sobre o tema. Por fim, os alunos fizeram uma ilustração sobre o que entenderam”, contou a professora Jackeline Marcelina Alves de Jesus. A unidade atende 386 alunos do Infantil III e IV.
O catavento, símbolo da campanha, foi um dos destaques no trabalho dos alunos da EM Profª Etelvina Cáfaro Salustiano, no Conjunto Jefferson da Silva. “Nossa equipe priorizou a conscientização e o diálogo, necessários para reforçar os direitos das crianças. Todas precisam saber que têm direito a brincar, estudar e que o trabalho rouba sua infância. Proteger a criança é garantir o seu desenvolvimento pleno”, observou Verônica Silva, diretora da escola.
A programação das escolas conta com o apoio do Grupo de Trabalho para Fortalecimento de ações de prevenção e enfrentamento de violências contra crianças e adolescentes no sistema municipal de ensino, instituído pela Secretaria de Educação e composto pela assistente social da Secretaria de Educação e profissionais do Departamento Pedagógico, EMESP Profª Jovita Franco Arouche, DOP/Pró-Escolar e Supervisão de Ensino, que elaborou um material de sobre a campanha nacional para as unidades escolares.
“O grupo de trabalho está voltado para as ações de prevenção aos vários tipos de violência, inicialmente o foco foi a violência sexual e abuso de crianças e adolescentes e agora dia 12, o trabalho infantil. É um direito da criança e adolescente estar na escola, ter os seus momentos de lazer, sem ter essa responsabilidade de que não é dela”, disse Sueli Ishida, psicóloga do Pró-Escolar, que integra o grupo de trabalho. A unidade também mobilizou os alunos atendidos pelo combate ao trabalho infantil.