As mudanças no ambiente escolar e os projetos desenvolvidos a partir do olhar dos alunos na Escola Municipal Profª Florisa Faustino Pinto, no Oropó, foram apresentados nesta terça-feira (19/04) para representantes da Rede Urban95, iniciativa da Fundação Bernard Van Leer e da Secretaria de Educação de Mendes, no Rio de Janeiro. As inovações realizadas na unidade escolar, por meio do programa Educação Humanizada, Integral em Comunidades de Aprendizagem da Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes, têm sido referência para outras cidades.
A apresentação foi feita pelos alunos Heloá do Espirito Santos Martins, Gusttavo Yuri Claro Goes e Isaac Juan Santos Barreto, do 5º ano do ensino fundamental, representantes do Conselho Mirim, eleito recentemente pela escola. A visita começou pela Praça da Expressão, um espaço na lateral da entrada da escola que não era utilizado antes e que os alunos escolheram para ser um local livre para que eles pudessem se expressar. A partir do olhar das crianças, a identificação das salas e os banheiros também mudaram para facilitar o acesso dos menores. A escola atende cerca de 780 alunos do 1º ao 5º ano.
“Os protagonistas desta visita foram os alunos. Apresentaram os espaços, falaram de tudo aquilo que eles têm feito na escola. Desde o ano passado, estamos desenvolvendo vários projetos, proporcionando que a criança aprenda com base na sua experiência e na investigação”, contou Tainá Rodrigues, coordenadora pedagógica da unidade escolar. O conteúdo é alinhado ao Currículo Municipal.
Os visitantes conheceram a sala de aula em que o programa é desenvolvido e as ideias dadas pelos alunos sobre a questão do lixo no ambiente escolar e para o parque, espaço preferido deles. Todas as mudanças na unidade escolar passam pelo Conselho Mirim antes de passar pelo Conselho Escolar.
O trabalho realizado pela escola surpreendeu os visitantes. “É muito rico ter essa escuta de criança dentro da escola, é algo que a gente trabalha pra que aconteça. Quando vemos isso acontecendo e com tantos bons frutos, nos estimula muito”, disse Bianca Antunes, articuladora da iniciativa da Rede Urban95 em Mogi por meio do CECIP (Centro de Criação e Imagem Popular). A rede, que apoia cidades ao redor do mundo com foco na primeira infância, contempla Mogi e mais 23 cidades no Brasil.
Na cidade, o trabalho tem sido em várias frentes e uma delas tem sido o desemparedamento da infância, estimulando o contato da criança com a natureza além das paredes da escola. As representantes da rede visitaram o entorno da escola, que conta com mais três creches. A visita também foi acompanhada pela secretária municipal de Educação, Patrícia Helen Gomes dos Santos e o secretário municipal de Planejamento e Urbanismo, Claudio Rodrigues, além de técnicos das duas Pastas.
Esta foi a primeira visita dos educadores de Mendes (RJ) à Mogi das Cruzes. “Estamos muito felizes em participar junto a Mogi deste lindo trajeto. Ver essas crianças com esse tipo de autonomia e de protagonismo, é realmente o que nós buscamos para educação”, disse a secretária de Educação da cidade carioca, Maria Paula da Silva Vale. A cidade carioca é parceira de Mogi no programa de Educação Humanizada, realizado com mentoria voluntária do educador português José Pacheco, referência em inovação pedagógica. O grupo também foi recebido pela vice-prefeita Priscila Yamagami Kähler.