Casos foram registrados entre sexta (17/12) e segunda-feira (20/12), a maioria a partir de denúncias de moradores.
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Suzano atendeu a seis concorrências nos últimos quatro dias referentes a tráfico de drogas e recuperação de veículos que haviam sido subtraídos. Atuaram nelas a Ronda Ostensiva Municipal (Romu), a Ronda Ostensiva Motorizada (Romo) e o Canil.
A mais recente foi registrada na última segunda-feira (20/12). Uma equipe da Romu estava em patrulhamento preventivo no bairro Parque Palmeiras por volta das 14h30, quando um munícipe denunciou que estaria ocorrendo venda de drogas na rua Fernando Rogério Gomes.
Com a chegada da viatura ao ponto indicado, um grupo de pessoas fugiu para dentro da mata, abandonando uma sacola plástica contendo 164 porções de cocaína, 106 papelotes de maconha e 86 invólucros de crack. Os materiais foram apreendidos e encaminhados ao 1º Distrito Policial de Palmeiras.
No domingo (19/12), agentes da GCM que estavam no Miguel Badra avistaram uma motocicleta vermelha modelo Honda CG 160 sem placa cruzando a rua Creusa Francisco Gomes da Silva e decidiram abordar o condutor pouco antes das 15 horas. Após verificar a documentação, foi constatado que o mesmo não tinha carteira de habilitação e era menor de idade. Isso motivou a investigação do motor e do chassi, indicando que as numerações estavam raspadas.
Diante do fato, os guardas pediram apoio para conduzir o infrator e a motocicleta para a Delegacia Central de Polícia para as providências cabíveis.
Na noite anterior (18/12), outra equipe realizou apreensão na Vila Figueira. Dois agentes da Romu estavam em patrulhamento preventivo na rua Francisco Cabreira Gomes, por volta das 22 horas, quando se depararam com um indivíduo em meio a via. Surpreso com a presença da viatura, ele iniciou uma fuga e atirou uma bolsa no telhado de uma residência. Com a atitude, os guardas iniciaram a perseguição até a avenida Governador Mário Covas Júnior, a Marginal do Una, onde o suspeito não conseguiu atravessar o rio e foi detido.
Retornando ao local onde havia jogado o objeto, o indivíduo confessou que era uma bolsa com drogas. A equipe entrou em contato com o morador da casa em questão para recuperar o objeto e posteriormente conduziu o acusado e os entorpecentes à Delegacia Central de Polícia.
Mais cedo, ainda no sábado, agentes do Canil da GCM que estavam em ação de ronda pelo Jardim Monte Cristo foram verificar uma denúncia de tráfico de drogas nas proximidades do Trecho Leste do Rodoanel Mário Covas (SP-21). Chegando ao local, a equipe notou um grupo de pessoas fugindo e iniciou a perseguição aos suspeitos, que foram detidos.
Com o auxílio de um dos cães farejadores, os guardas encontraram uma bolsa em meio à vegetação com 132 invólucros de cocaína, 78 pedras de crack, 302 cápsulas contendo crack e 266 papelotes de maconha. Diante dos fatos, os acusados e as drogas foram encaminhados à Delegacia Central de Polícia.
Jardim Maitê
Na última sexta-feira (17/12) foram registradas duas ocorrências na cidade. Por volta das 16h40, a Romu estava em patrulha no Jardim Maitê quando recebeu a informação de um possível veículo abandonado em uma viela próxima à rua Maria Minervina da Conceição. Por lá, os oficiais encontraram uma casa em construção na altura do número 206, onde estava uma motocicleta modelo Suzuki Bandit 650 estacionada.
Após varredura completa no local e nas proximidades, nenhum suspeito foi encontrado. Ao verificar o emplacamento, foi constatado que havia sido roubado em Mogi das Cruzes no mês de novembro, motivando os oficiais a conduzirem o veículo à Delegacia Central, onde foi restituído ao proprietário.
Pouco antes, outra equipe também agiu na recuperação de um veículo furtado. Por volta das 14h20, oficiais da Romu foram acionados por um morador comunicando que seu veículo havia sido furtado no centro da cidade. O carro em questão era um Volkswagen Voyage locado que tinha rastreador. O munícipe apresentou os dados de emplacamento à equipe para realizar contato com a empresa de rastreamento que, por sua vez, informou que o automóvel se encontrava em movimento, rumo ao município de Ferraz de Vasconcelos.
A GCM, então, começou a procurar o veículo nas imediações da última localização registrada. Por volta de 14h50, a equipe localizou o carro abandonado na rua Rafael Corrêa Sampaio com avarias nas partes interna e externa. Feito o contato com o proprietário, o mesmo compareceu ao local para retomar a posse e realizar um boletim de ocorrência para acionar o seguro e receber o suporte necessário quanto aos danos.
Segundo a comandante da GCM, Rosemary Caxito, todas as ocorrências registradas tiveram êxito graças à competência dos oficiais envolvidos, que atuaram de acordo com a orientação. “Entre sexta e segunda-feira nós atendemos a esses e outros casos ao redor da cidade, sempre tomando como partido o nosso dever central de servir e proteger aos nossos munícipes. Por isso, atuar recolhendo drogas das ruas, recuperando bens dos cidadãos e agindo contra a violência em geral só tem a beneficiar Suzano. Contamos sempre com o apoio dos moradores com as denúncias, pois assim podemos atender às ocorrências de forma mais rápida e efetiva”, conta.