EM PROF. AFONSO CAPORALI FILHO EM MOGI LANÇA E-BOOK COM HISTÓRIAS AUTORAIS DE ALUNOS DO 5º ANO

0
95

A EM Prof. Afonso Caporali Filho, no Conjunto Residencial Cocuera, lançou, nesta sexta-feira (06/12), o e-book “Era uma vez… Estórias para Crianças Grandes”, redigido e editado pelos alunos do 5º ano. O livro é resultado do projeto “Pequenos Escritores”, que uniu criatividade, escrita e uso de tecnologia. A iniciativa é uma parceria entre a agente escolar Arlete Alabarce Garcia, responsável pelo Centro de Divulgação e Construção do Conhecimento (CEDIC) da escola, e a professora Luana de Paula Santos.

Arlete sugeriu que os alunos criassem histórias autorais como forma de incentivo à escrita. A professora Luana, do 5º ano B, abraçou a ideia e decidiu incluir a atividade como parte da nota de Língua Portuguesa. “Eu gosto muito de fugir das práticas que são tidas como convencionais e incentivar bastante a criatividade, a imaginação, a autoria. Os alunos ficaram super animados. Quando comecei a ler as produções, fiquei encantada. Propus transformar aquelas histórias em um livro digital e o projeto ganhou forma”, destacou a professora.

O livro digital, que recebeu o registro de ficha catalográfica e um Número Padrão Internacional de Livro pela Câmara Brasileira do Livro, conta com histórias criadas por alunos das turmas da manhã e da tarde. A edição foi realizada com o auxílio de programas, como Canva, e de inteligência artificial para a criação de ilustrações. Os alunos participaram ativamente em todas as etapas, incluindo digitação, revisão e escolha de imagens.

Durante o lançamento, cada aluno recebeu um exemplar impresso do livro e uma cópia autografada foi incorporada ao acervo do CEDIC, registrando a iniciativa na história da escola. O projeto também foi destaque no Fórum Municipal de Educação para a Infância no final de outubro, onde recebeu elogios como uma prática pedagógica inovadora. O e-book está disponível para leitura e download no link: https://abrir.link/uJSSh.

Para a diretora da escola, Vivian Machado Soares, o e-book reflete o potencial criativo dos alunos e tem grande relevância pedagógica. “O livro acabou saindo muito melhor do que a gente esperava, principalmente porque ele tem uma função social. A valorização do trabalho dos alunos é fundamental, porque, assim, a gente consegue instigar para que eles sempre queiram aprender mais. Acho que foi um projeto muito valoroso nesse sentido”, destacou.

Ao todo, 18 alunos participaram da criação do e-book: Alex Henrique de Siqueira Bernardino, Alice Matos de Paula, Caroline Vitória do Espírito Santo, Davy de Oliveira Santos, Enzo Gabriel de Almeida, Estevan Torraga, Gabriel Benigno de Barros, Gabriel Morente de Oliveira, Italo Kaleb Nascimento, Kaic Leandro Nunes, Kemylly Ferreira Mendes, Luis Felipe Amorim, Nicolas Correa dos Santos, Pablo Luan Amaral, Pedro Henrique dos Anjos, Richard Daniel dos Santos, Thales Adorni da Silva e Wilham Henrique Baltazar.

“Eu gostei muito. Foi muito legal, porque deu muito trabalho para a gente fazer o livro, mas com esforço nós conseguimos”, declarou Nicolas, de 11 anos. “Eu gosto de escrever e ler. Gostei bastante do livro e das histórias. O nosso livro ficou muito legal”, completou Kemylly, também de 11 anos.

Compartilhar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui