Com o objetivo de reduzir as filas de espera e acelerar o acesso a consultas, exames e pequenas cirurgias, a Secretaria de Saúde de Itaquaquecetuba alcançou a marca de 17.385 atendimentos realizados nos dois primeiros meses do programa Agiliza SUS. A iniciativa foi lançada no fim de fevereiro e é pioneira na região, com meta de ofertar 35 mil vagas.
Entre março e abril, o município disponibilizou 19.545 vagas para munícipes que já estavam na fila de espera. Desse total, foram realizadas 3.729 consultas especializadas, 13.059 exames e 597 pequenas cirurgias. No entanto, 2.160 pacientes não compareceram, o que reforça a importância da conscientização sobre assumir o compromisso ou desmarcar com antecedência.
As especialidades médicas mais ofertadas foram gastroenterologia, proctologia, ortopedia e dermatologia. Já entre os procedimentos, o destaque foram as cirurgias de catarata, vasectomia e vascular, além de exames como ultrassom, essenciais para diagnósticos mais precisos.
Os atendimentos estão sendo realizados na carreta de exames estacionada na Vila São Carlos, na sede da Secretaria de Saúde e em unidades de saúde parceiras. Para ampliar o acesso da população, a prefeitura também promove plantões aos sábados e domingos.
“Estamos realizando mutirões, atendimentos durante a semana e plantões especiais. Isso tem ajudado diretamente na ampliação do trabalho, alcançando mais pessoas e agilizando a fila de procedimentos”, contou o secretário de Saúde, Gabriel Rocha.
“Vamos seguir empenhados em garantir que a população tenha acesso rápido e de qualidade aos serviços de saúde. O Agiliza SUS é uma resposta concreta às demandas de Itaquá”, finalizou o prefeito Eduardo Boigues.
Fotos: Dayane Oliveira