ELEIÇÕES 2024: PRIMEIRO DEBATE SOBRE O PLANO DE GOVERNO DE PEDRO ISHI ATRAI GRANDE PÚBLICO NO COMITÊ CENTRAL EM SUZANO

0
194

Primeiro item do plano de governo da coligação “Juntos Para Suzano Seguir Avançando”, encabeçada pelo candidato a prefeito Pedro Ishi (PL) e pelo candidato a vice-prefeito Said Raful (PSD), a Educação foi tema do debate inaugural com a população na última terça-feira (27/08) no Comitê Central, localizado na rua Baruel, nº 430, no centro da cidade. Foram abordados os avanços da gestão do prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL) e as iniciativas para os próximos quatro anos. O evento teve a participação das três lideranças e foi acompanhado por cerca de cem pessoas, que ainda enviaram propostas ao grupo de trabalho.

Entre as ações previstas está a criação de 1,5 mil vagas em creches, tanto aquelas que fazem parte da rede municipal quanto as unidades conveniadas. O objetivo é dar celeridade ao processo de matrículas das crianças.

Embora a ampliação de vagas e unidades possam ser o carro-chefe das pretensões da coligação, fatores que são de vital importância não foram deixados de lado. Outras ações previstas são ampliar o número de salas de recursos multifuncionais nas escolas para atendimento das crianças com deficiência, bem como incrementar materiais lúdicos e tecnológicos; aumentar o quadro de profissionais de apoio às crianças com deficiência; expandir o número de professores para o Atendimento Educacional Especializado (AEE); criar estruturas físicas nas escolas visando o aumento de unidades em período integral; e implantar o Polo de Educação Ambiental.

Ainda figuram na proposta o fortalecimento do programa “Prevenir a Violência Escolar” com a contratação de psicólogos e assistentes sociais e consolidação das relações intersetoriais com as demais secretarias municipais; a destinação de mais recursos para o “Programa Dinheiro Direto na Escola Municipal” (PDDM), ampliando o valor para as crianças matriculadas em creches de período integral; a requalificação dos espaços escolares por meio de reformas e ampliações; a sequência da política de valorização do magistério; a manutenção do programa “Passe Livre Estudantil”; a continuidade da entrega qualificada dos uniformes e do material escolar; a garantia da oferta da alimentação escolar de alta qualidade e das compras públicas junto a agricultores familiares; e expansão do atendimento pelo “Método de Intervenção Precoce Denver”, terapia comportamental que utiliza brincadeiras e ações conjuntas para estimular o aprimoramento de habilidades cognitivas, sociais e de linguagem em alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A proposta de governo não se limita apenas ao que compete diretamente à Prefeitura de Suzano. No documento, há iniciativas que visam reforçar e ampliar o ensino superior, como seguir apoiando a construção da Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Suzano; incentivar e respaldar a criação de um curso de Medicina na cidade; elevar em quantidade e qualidade os cursinhos de pré-vestibular; aumentar o número de beneficiados em parceria com a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp); e buscar parcerias para a implantação de uma unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Quem participou da reunião ainda pediu a criação de um curso pré-vestibulinho; revisão do plano de carreira, atualização do estatuto de servidor público municipal; criação de um estatuto voltado aos profissionais da Educação; estudo para o aumento de repasse per capita das crianças matriculadas em creches conveniadas; ampliação da gestão estratégica para se tornar um espaço intersetorial; promoção de mais rondas escolares; dentre outros.

De frente
As propostas vão requerer muito trabalho e articulação junto aos governos federal e estadual e também às entidades privadas, porém são iniciativas que ajudarão a continuar acelerando a Educação de Suzano. “Fizemos muito em quase oito com a inauguração de 24 unidades escolares, aquisição de 5 mil chromebooks para suporte ao aprendizado, transporte escolar para 3 mil crianças com acessibilidade, investimento de R$ 11 milhões em kit escolar e de outros R$ 6,5 milhões em material do Sesi e atendimento a mais de 4 mil alunos por ano com o ‘Passe Livre Estudantil’. E tenho certeza de que, com o Pedro, Suzano vai avançar ainda mais na Educação”, apontou o prefeito Rodrigo Ashiuchi.

Por sua vez, Pedro Ishi afirmou que a Educação continuará tendo destaque no seu governo. “Tenho a firme convicção de que a Educação é a chave para que possamos avançar. Em razão disso, as políticas que vamos manter, ampliar, aprimorar e criar vão nos ajudar a alcançar esse objetivo, de ser um município com uma qualidade educacional cada vez melhor”, definiu o pré-candidato à Prefeitura de Suzano.

Além do PL e do PSD, também compõem a coligação “Juntos Para Suzano Seguir Avançando”: MDB, PP, DC, Republicanos, União Brasil, PRD, Avante e PSB, que, somados, têm 200 candidatos a vereador nesta eleição municipal.

Fotos: Divulgação

Compartilhar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui