Levantamento divulgado pelo Instituto Real Time Big Data, nesta quinta-feira (26/9), mostra a candidata à Prefeitura de Mogi das Cruzes-SP pelo PL, Mara Bertaiolli, na liderança das intenções de votos. A liberal detém 45% de preferência na pesquisa estimulada. O atual prefeito, Caio Cunha (Podemos), postulante à reeleição, está atrás, com 25%, seguido por Rodrigo Valverde (PT), que soma 13%.
Na sequência, Sheila Mantovani (Mobiliza) e Roberto Rodrigues (PRTB) aparecem com 1%. Brancos e nulos somam 9%. Entrevistados que não souberam ou preferiram não responder totalizam 6%.
No cenário espontâneo, quando não são revelados os nomes dos candidatos aos entrevistados, Mara também se mantém à frente de seus concorrentes, com 27%. A segunda colocação permanece com Caio Cunha, que tem 15%, e com Valverde, que totaliza 5%. Os outros candidatos à Prefeitura mogiana somam 3%. Votos brancos ou nulos são 14%, e os que não souberam ou não opinaram, 36%.
Possibilidades de votos
Dos que responderam à pesquisa, 28% disseram que votariam com certeza em Mara. Outros 28% relataram que poderiam votar na candidata. Segundo o levantamento, 35% afirmaram que não votariam nela, e 9% disseram que não a conhecem o suficiente para opinar.
De acordo com o levantamento, 19% afirmaram que votariam com certeza em Cunha e 20% disseram que poderiam votar nele. 57% dos entrevistados relataram que não votariam no político, e 4% disseram que não o conhecem o suficiente para opinar.
Ainda nesse levantamento, 6% dos entrevistados disseram que votariam com certeza em Valverde, e 28% afirmaram que poderiam votar nele. Já 53% relataram que não votariam no candidato, e 13% disseram que não o conhecem o suficiente para opinar.
Além disso, 1% dos entrevistados afirmaram que votariam com certeza em Sheila, e 28% disseram que poderiam votar. Segundo a pesquisa, 31% comunicaram que não votariam na candidata, e 44% disseram que não a conhecem o suficiente para opinar.
Por último, 1% disseram que votariam com certeza em Rodrigues, enquanto 11% poderiam votar. O levantamento também afirma que 38% não votariam no candidato, e 50% relataram que não o conhecem o suficiente para opinar.
Campanha propositiva
Mara Bertaiolli recebeu com entusiasmo o resultado da pesquisa divulgada nesta quinta-feira, até mesmo pelo fato de ter crescido 7 pontos em comparação com o último levantamento para a Prefeitura de Mogi publicado em 4/9 pelo Instituto Real Time Big Data. Na contramão, Cunha caiu 1%:
“Os números demostram o que temos sentido nas ruas: o mogiano quer mudança; quer de volta o que funcionava; quer uma cidade melhor, desenvolvida e humanizada. Seguimos com uma campanha propositiva e seguiremos assim até o último instante”, destacou a liberal.
Com Téo Cusatis (PSD) na vice, Mara lidera a coligação “Compromisso e Amor por Mogi”, que reúne as maiores siglas do País de direita, de centro e de centro-direita: PL, PSD, Republicanos, Progressistas, MDB e União Brasil. A aliança partidária conta com 144 candidatos ao Legislativo.
Metodologia
O levantamento do Instituto Real Time Big Data, encomendado pela Record TV, ouviu 800 pessoas e foi realizado entre os dias 24/9 e 25/9. O grau de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O estudo está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o n° SP-05519/2024.
Outras pesquisas
A candidata a prefeita de Mogi pelo PL aparece à frente também em outras pesquisas. No levantamento do Instituto Opinião, divulgado em 15/8, Mara pontuou 35,3%, seguida de Cunha, com 22,8%.
A liberal também é a primeira colocada, com 47,7%, na pesquisa da Quanti.Lab Consultoria, encomendada pela Rádio Metropolitana (AM 1.070) e divulgada em 29/7. O atual mandatário estava em segundo lugar, com 27%.