A Prefeitura de Itaquaquecetuba inaugurou, nesta quinta-feira (24), o Ecoponto Vila São Carlos. A unidade localizada na rua Jaguaribe, 80, na Vila São Carlos, é a segunda entregue em uma semana e tem por objetivo ampliar as ações de combate ao descarte irregular. O novo local possui 125 metros quadrados e vai receber resíduos de construção civil e materiais leves como papel, papelão, plástico, vidro, metal e eletrônicos.
A cerimônia de inauguração também contou com a presença de cerca de 40 estudantes da E.E Vereador Durval Evaristo dos Santos, onde é mantido um projeto de sustentabilidade ambiental. A unidade de ensino está localizada em frente ao novo ecoponto. Na oportunidade, o prefeito Eduardo Boigues e o secretário de Governo e Obras, Marcello Barbosa, aproveitaram para reforçar a conscientização dos alunos.
“É mais um ecoponto sendo inaugurado, desta vez, com a presença fundamental desses estudantes, que representam o nosso futuro. Ao entenderem e repassarem a importância do descarte correto do lixo, nos dão a esperança de que teremos um futuro melhor e uma cidade cada vez mais limpa”, declarou o prefeito. O equipamento funciona de segunda a sábado, das 8h às 17h.
Assim como no recém-inaugurado Ecoponto Marengo, localizado na avenida Gonçalves Dias, cada morador poderá descartar o limite de um metro cúbico (m³) por mês – o equivalente a dez sacos de cem litros. Para o próximo mês, ainda está prevista a inauguração de outros dois ecopontos: em 3 de março no Piratininga e, no dia 10 de março, na Vila Arizona.
“Com ações como essa, por meio da conscientização e a abertura de novos espaços de descarte, conseguimos dar o exemplo de como cuidar melhor do meio ambiente. Aos poucos vamos avançando e a população pode nos ajudar”, completou o secretário Marcello Barbosa.