DIA INTERNACIONAL PELA ELIMINAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER: PREFEITURA DE ARUJÁ REALIZA AÇÃO INTERSETORIAL DE DEBATE E EMPODERAMENTO FEMININO

0
216

Na última quinta-feira (23), a Estação Cidadania reuniu cerca de 40 mulheres em uma ação voltada ao debate e empoderamento feminino para beneficiários do Programa Municipal Renda Mínima, atendidos no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Cerejeiras. O evento, promovido de forma intersetorial pela Prefeitura de Arujá, em parceria com as Secretarias Municipais de Assistência Social e Segurança Pública, através da Patrulha Maria da Penha, bem como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subseção Arujá, Conselho Municipal de Direitos da Mulher, teve como objetivo proporcionar informações essenciais para a defesa dos direitos das mulheres, em consonância com o “Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher”, celebrado em 25 de novembro.

A programação teve início com a palestra ministrada por Regina Ávila, presidente da Comissão de Combate à Violência Doméstica na OAB – Subseção Arujá e presidente do Conselho Municipal de Direitos da Mulher, que apresentou a origem do dia 25 de novembro, os diferentes tipos de violência contra as mulheres, com foco especial nas esferas empresarial e institucional. Além disso, ressaltou o papel crucial do conselho da mulher e da OAB no apoio a essas mulheres.

Na sequência, a Patrulha Maria da Penha, representada pelas Guardas Civis Municipais (GCM) Lucena, Fabiana e Paiva, complementou a palestra, discutindo as outras formas de violência e apresentando canais de denúncias anônimas, como o aplicativo “153 Cidadão”, que prioriza o atendimento e acionamento da GCM em casos de violência doméstica. Foram destacados também outros canais de denúncia, incluindo o Disque 190 da Polícia Militar, o Disque 180 da Central de Atendimento à Mulher e contatos diretos com a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

O encerramento do dia ficou por conta de uma dinâmica envolvendo as mulheres presentes, promovendo o empoderamento, por meio de palavras de incentivo e debate quanto a termos e frases de gênero discriminatórios e sexistas.

O evento contou ainda com a presença de Ângela Silva, diretora do CRAS Cerejeiras, e Lindalva Bezerra, criadora da Associação União de Moradores da Cidade de Arujá e Parque Rodrigo Barreto. A presença de ambas evidencia o trabalho integrado entre a comunidade e o Poder Público na promoção dos direitos das mulheres em Arujá.

Compartilhar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui