DIA DE VACINAÇÃO CONTRA A DENGUE IMUNIZA 220 CRIANÇAS EM ARUJÁ

0
137

A campanha de vacinação contra a dengue, realizada em Arujá neste sábado (15), imunizou 220 crianças dos 10 aos 14 anos contra a doença. A ação, que aconteceu das 8 às 16 horas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Centro, Parque Rodrigo Barreto, Mirante e Jardim Emília, contou com a participação de pais e responsáveis que levaram seus filhos para receberem a vacina.

Entre eles, estava Adriana Muranaka, mãe da pequena Lais Airi Kanetsuki, de 10 anos.

Em entrevista, Adriana relatou a experiência de lidar com a dengue quando sua filha contraiu a doença aos 4 anos de idade.
“Foi uma febre muito alta, que não passava nem com remédio. Depois apareceram manchas no corpo. Levei-a ao hospital, fizemos um exame de sangue para acompanhar as plaquetas e ela chegou a fazer o teste. Embora o teste tenha dado negativo, pelos sintomas era dengue e tivemos que voltar no dia seguinte para acompanhar as plaquetas. Foi uma queda brusca”, descreveu.

A garotinha só melhorou depois de cerca de uma semana.

Adriana destacou a importância da vacinação contra a dengue e expressou alívio por ter sua filha imunizada. “Essa foi a primeira dose e estou muito aliviada em saber que minha filha agora está protegida contra essa doença”, disse.

Jucelino Biasin também levou a filha Marina Ribeiro Biasin, de 10 anos, até a UBS do Centro para tomar a primeira dose da vacina e a menina contou à primeira-dama Clau Camargo, que esteve no local acompanhando a iniciativa, como perder o medo de tomar vacinas.

Sorridente, Marina compartilhou sua experiência e ensinou uma técnica interessante.

“Pense no seu animal favorito pulando uma cerca, um muro. Daí, você conta quantas vezes ele pulou, enquanto vão aplicando a vacina e, quando tirarem a agulha do seu braço, você vê que não dói. Eu acho que essa vacina não doeu, porque nem deu para sentir direito, na minha opinião”, disse.

Outro pai que fez questão de levar a filha Alana Cristovam Feltrin Santana, de 13 anos, para ser imunizada, foi Eric Feltrin Santana. Alana, que joga futebol, lembrou que é fundamental para os esportistas estarem com as vacinas e a imunidade em dia. “Digo para todos virem porque se vacinar contra a dengue é muito importante”, completou.

O adolescente Nicolas Amaral Ferreira, de 12 anos, que veio na UBS Central com o pai Erick Ferreira de Souza, comentou ainda que na escola os professores explicam sobre a necessidade de combater os criadouros do mosquito Aedes aegypti. “Eles falam sobre não deixar acumular água parada, entre outras medidas”, observou o garoto, que não precisou ainda tomar a segunda dose, mas que já foi imunizado há pouco tempo.

Campanha continua
A vacinação contra a dengue é uma medida importante para prevenir a doença, que pode ser grave e até fatal em alguns casos, conforme acrescentou o secretário de Saúde de Arujá, Leonardo Reis.

Ele salientou que a campanha de vacinação visa proteger as crianças e a comunidade contra a dengue e que todas as UBSs continuarão aplicando as doses para o público-alvo, que atualmente é dos 10 aos 14 anos.

A primeira-dama Clau Camargo lembrou que, no total, já foram vacinadas contra a doença, na cidade, mais de 10 mil jovens e crianças e que vacinar seu (a) filho (a) é um ato de amor.

“Arujá está fazendo a sua parte, seja com as campanhas de vacinação em massa ou com as ações da Operação Cidade Limpa, da Secretaria Municipal de Serviços juntamente com a pasta da Saúde, de recolhimento de cata-treco e materiais que possam acumular água e favorecer a proliferação do mosquito. Por isso, vamos continuar juntos combatendo a dengue”, reforçou.

Compartilhar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui