DESENVOLVIMENTO SOCIAL DE ITAQUÁ FECHA ANO COM AVANÇO NOS ATENDIMENTOS

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A Secretaria de Desenvolvimento Social de Itaquaquecetuba encerra o ano com um balanço satisfatório das ações e serviços ofertados à população em 2024. As iniciativas incluíram inaugurações, ampliação de programas, atendimentos e resgate de políticas sociais essenciais.

Inaugurados neste ano, os Conselhos Tutelares II e III ampliaram os espaços de escuta e participação popular na formulação de políticas sociais. Outro avanço foi a realização do 1º Encontro dos Profissionais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que marcou a implantação da política de educação permanente com foco na qualificação contínua.

Além disso, a gestão resgatou o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), que reforça o combate à exploração infantojuvenil. As unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), fundamentais no suporte às famílias, somaram 80,3 mil atendimentos ao longo do ano.

Outro equipamento entregue neste ano foi o Centro de Convivência Social de Jovens, que atende menores cumprindo medida socioeducativa. O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), inclusive, atendeu 970 crianças/adolescentes e 2,8 mil idosos com atividades socioeducativas e de integração social.

“O social voltou a ocupar um lugar de destaque. Cuidamos de pessoas diariamente, seja com o cadastro em programas sociais ou nos atendimentos oferecidos nos equipamentos”, comentou a secretária de Desenvolvimento Social, Elaine Loureiro.

O Cadastro Único, porta de entrada para os programas sociais, registrou 27,4 mil atualizações cadastrais e 12,1 mil novos cadastros. O CadMóvel, veículo itinerante que descentraliza o atendimento, percorreu 28 bairros, levando serviços a quem mais precisa. Ao todo, foram realizados 77,2 mil procedimentos entre agendamentos, informações e cadastros.
No atendimento à população em situação de rua, o Centro Pop acolheu 390 pessoas, com um total de 18,1 mil atendimentos.

Lançado neste ano, o Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) promoveu 1,4 mil abordagens, atendendo 179 pessoas. O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) também teve papel essencial, registrando 4,2 mil atendimentos a 476 pessoas, além de ter trocado de sede para melhor atender a população.

Já o serviço de Acolhimento de Adultos e Famílias, também inaugurado neste ano, trouxe apoio importante, com 46 pessoas acolhidas. Durante a Operação Noites Frias, que visa proteger a população em situação de rua em dias de baixas temperaturas, foram realizadas 674 acolhidas.

“Os resultados refletem a ampliação dos serviços sociais e a busca constante por uma rede de assistência eficiente. Continuamos pautados no cuidado mais humano e com dignidade para quem mais precisa”, completou o prefeito Eduardo Boigues.

Fotos: Dayane Oliveira (van SEAS, Conselho Tutelar, Centro de Convivência de Jovens e Encontro SUAS) e Eduardo Borges (CREAS)

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