DEPARTAMENTO DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR ENCERRA OS II JOGOS DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL COM SORTEIO DE VISITAS EDUCATIVAS PARA ESCOLAS EM MOGI DAS CRUZES

0
141

Nesta quinta-feira (14/11), o Departamento de Alimentação Escolar (DAE) da Secretaria de Educação promoveu o encerramento da segunda edição dos Jogos da Alimentação Saudável, organizado em parceria com o Departamento Pedagógico (Deped). O evento, realizado no auditório da Prefeitura de Mogi das Cruzes, contou com uma retrospectiva dos jogos e um sorteio que envolveu as escolas e creches que completaram as quatro etapas. As duas unidades sorteadas farão visitas educativas.

“O trabalho de incentivo para que as crianças provem os alimentos e conheçam de onde eles vêm é extremamente importante. Queria parabenizar as escolas participantes e a equipe do DAE, que se dedica a esse trabalho, não só de fornecer comida para as crianças nas escolas, mas também de qualificar a alimentação”, afirmou Mariane Prestes, secretária adjunta de Educação, que esteve presente no encerramento.

No sorteio, o CEIM Marcus Adalberto Abib – CEIC Santo Agostinho (Jundiapeba) foi premiado com uma visita ao DAE, em Braz Cubas, onde os alunos poderão conhecer o funcionamento do setor e o processo de abastecimento da merenda escolar. O CEIM Geraldo Felício dos Reis – ECEI A Sementinha I (Jardim Bela Vista) foi sorteado para visitar uma plantação de um agricultor local, permitindo que as crianças acompanhem de perto a origem dos alimentos.

“O Departamento de Alimentação Escolar está avançando bastante na oferta de uma alimentação cada vez mais saudável para as crianças. Agradecemos a todos pelo apoio e por fazer com que esse projeto acontecesse da melhor forma possível. Foi muito bacana”, destacou Caio Lage, diretor do DAE.

Para a nutricionista do DAE, Bruna Mariana Braga, o momento foi de muita alegria. “É importante que esse projeto cresça, a fim de que as crianças cada vez mais consumam alimentos menos processados, menos ultraprocessados e mais naturais. O esforço valeu a pena e a gente fica muito feliz”, comemorou.

Os efeitos dos Jogos da Alimentação Saudável já são sentidos nas escolas e creches participantes. “Todas as turmas da minha escola participaram do projeto. Tinha uma turma que não comia salada de jeito nenhum e, agora, eles se acabam na salada. Nessa turma, também tem uma criança autista que não aceitava nada, com exceção de arroz branco. Hoje, ela come tudo o que é ofertado no cardápio”, celebrou Daiane Dias Lima, diretora do CEIM Profª Maria José Martins de Camargo – CEIC Sonho Meu.

Os Jogos da Alimentação Saudável deste ano aconteceram durante o mês de outubro e envolveram 66 escolas, com atividades como rodas de conversa, criação de materiais visuais, preparação de receitas e avaliação de dados, buscando conscientizar os alunos sobre a importância de uma alimentação rica e variada. Além do envolvimento dos estudantes, o projeto também engajou professores, diretores e familiares na promoção de hábitos alimentares mais saudáveis.

Compartilhar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui