O recém-inaugurado Departamento da Mulher, administrado pela Secretaria de Governo de Suzano, atendeu 28 moradoras da cidade na primeira semana de funcionamento no Paço Municipal Firmino José da Costa. O novo equipamento foi inaugurado em 8 de março (sexta-feira) e iniciou os trabalhos na segunda-feira seguinte (11/03), acolhendo o público feminino, esclarecendo dúvidas e direcionando as demandas solicitadas por elas.
Os atendimentos da primeira semana foram concentrados em dúvidas sobre serviços voltados à saúde, assistência social, violência doméstica, atendimento psicológico, entre outros. O departamento recebeu as solicitantes, as orientou e, em seguida, promoveu o encaminhamento delas aos órgãos competentes.
Além disso, o serviço recebeu visitas de profissionais das áreas de Psicologia, Direito e Assistência Social, oferecendo parcerias para trabalhos voluntários em prol da saúde e do bem-estar das mulheres. O equipamento integrou reuniões do Núcleo de Acompanhamento aos Servidores (NAS) e participou de palestras no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Alumiar, no Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe) e na também recém-inaugurada Clínica da Mulher Claudete Oliveira dos Santos com o objetivo de divulgar o trabalho.
A responsável pelo Departamento da Mulher, Maria Margarida Mesquita, destacou a produtividade logo na primeira semana de funcionamento. “Ele foi criado justamente para orientar essas mulheres e direcioná-las aos locais corretos. Tivemos ótimos atendimentos e a tendência é esse número crescer, uma vez que essas atendidas vão falar para outras amigas, colegas e familiares sobre a existência do Departamento da Mulher”, pontuou Maria.
A primeira-dama e dirigente do Saspe, Larissa Ashiuchi, ressaltou a importância do espaço para as suzanenses. “É um lugar em que elas vão ser bem atendidas. Sem dúvidas é um grande espaço entregue nesta gestão e vai ser muito importante para o público feminino da nossa cidade”, afirmou.
O Departamento da Mulher fica instalado na sala 9 do subsolo do Paço Municipal (rua Baruel, 501 – Centro). Ele atua na defesa dos direitos das mulheres do município, promovendo, articulando e monitorando políticas públicas destinadas ao público feminino no âmbito municipal. A ideia do equipamento é oferecer um local específico e seguro para que pessoas do sexo feminino possam receber orientações e tirar dúvidas sobre os mais diversos assuntos que envolvam políticas públicas voltadas a elas. Os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.
Crédito das fotos: Luana Bergamini/Secop Suzano