A Prefeitura de Suzano, por meio do Departamento da Mulher – Projetos Especiais, abre na próxima segunda-feira (24/06) 50 vagas para o curso “Desvendando o prazer: um olhar integral sobre a sexualidade da mulher”, exclusivo para o público feminino com idade superior a 18 anos. Para formalizar o interesse, é necessário comparecer ao órgão municipal, localizado na sala 9 do subsolo do Paço Municipal Prefeito Firmino José da Costa (rua Baruel, 501 – Centro) ou entrar em contato por meio do telefone (11) 4745-2140, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 15 horas.
Os encontros estão previstos para julho, em quatro quartas-feiras (3, 10, 17 e 24/07), das 19 às 20h30, no Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe), situado na rua General Francisco Glicério, 1.334, no centro. O curso será ministrado pelos psicólogos Edgar Gonçalves e Lígia Assis, que pretendem ensinar às alunas sobre diversos aspectos fundamentais da sexualidade feminina.
Na primeira atividade, que ocorre no dia 3, será apresentada uma contextualização histórica da sexualidade feminina e discutidas as diferentes fases da vida da mulher, como menarca, maternidade, puerpério e menopausa, além das influências sociais e culturais na construção da sexualidade. O segundo, na quarta-feira seguinte, abordará aspectos emocionais e psicológicos que impactam a vida sexual, a relação dos vínculos afetivos com o prazer sexual e as estratégias para melhorar a comunicação e intimidade nos relacionamentos afetivos.
Já no terceiro encontro, no dia 17, o foco será a identificação e compreensão de traumas sexuais, seu impacto na sexualidade e estratégias para superação, além da importância do autocuidado e da busca por ajuda profissional. O curso será finalizado no quarto encontro, na semana seguinte, com a exploração da liberdade emocional e sexual, diferentes formas de vivenciar e de expressar a sexualidade e estratégias para cultivar o autoconhecimento sexual.
Segundo a diretora de Projetos Especiais, Sandra Lopes Nogueira, o curso é uma iniciativa fundamental para promover a saúde e o bem-estar das mulheres de Suzano. “Nosso objetivo é proporcionar um espaço seguro e informativo onde as participantes possam explorar e compreender melhor sua sexualidade, livre de tabus e preconceitos. Acreditamos que o conhecimento e a educação sobre esses temas são essenciais para empoderar as mulheres e melhorar a qualidade de vida delas”, afirmou.
Já a dirigente do Saspe, a primeira-dama Larissa Ashiuchi, também destacou a importância do curso e a necessidade de abordar a sexualidade feminina de maneira integral. “Este curso é uma oportunidade para quebrar essas barreiras e proporcionar um entendimento mais profundo e respeitoso sobre o tema”, comentou ela.
Crédito das fotos: Divulgação/Secop Suzano