Com o início da temporada de chuvas intensas, a Defesa Civil e a Prefeitura de Itaquaquecetuba estão reforçando as ações para garantir a segurança da população durante o verão de 2025. A atualização do Plano de Contingência da Operação Verão, que começou em 1º de dezembro, tem o objetivo de prevenir alagamentos e enchentes, fenômenos recorrentes em períodos de fortes chuvas.
O trabalho conta com o apoio das secretarias de Desenvolvimento Social, Habitação, Serviços Urbanos, Saúde, Mobilidade, Cultura, Educação, Saúde, Turismo e Jurídico, tendo 60 profissionais envolvidos para acompanhar e atuar em situações de risco. Um dos focos é orientar a população, que deve ficar atenta às previsões meteorológicas, seguir as recomendações do órgão e fazer o acionamento pelo 199 em caso de emergência.
“Estamos muito bem articulados para atuar em casos de emergência. Hoje contamos com uma equipe multiprofissional que está sempre de alerta. Infelizmente as chuvas estão cada vez mais fortes e isso requer mais atenção de todos, inclusive de conscientização e apoio da população”, explicou o coordenador da Defesa Civil, Anderson Marchiori.
Para se ter ideia, em dezembro de 2023, o índice de precipitação foi de 101,8 mm, enquanto no mesmo período de 2024 o número saltou para 359,7 mm, um aumento considerável que reforça a necessidade de uma resposta mais ágil e eficaz da Defesa Civil.
Além das ações preventivas, estão em andamento trabalhos essenciais que evitam grandes enchentes e alagamentos. Um deles é o desassoreamento de um trecho de 7 km do rio Tietê, que beneficia diretamente os bairros Jardim Fiorelo, Vila Sônia, Maria Augusta e Vila Japão. O trabalho é realizado em parceria com o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE).
Simultaneamente, a equipe de Serviços Urbanos realiza a limpeza e desassoreamento dos demais córregos como o Açafrão, Tipóia, Goió, Bela Vista, Jaguari, Caputera, entre outros. O trabalho envolve a remoção de resíduos e materiais inservíveis das margens e leitos.
O Desenvolvimento Social também desempenha um papel fundamental durante a operação, especialmente em casos de interdição ou desabrigo. Quando há necessidade de deslocamento temporário das famílias, o Serviço de Acolhimento Especializado garante um abrigo com condições dignas para quem precisa de proteção até que a situação de risco seja controlada.
“Temos uma frente ampla que direciona a Operação Verão 2025 de forma organizada e efetiva. Desejamos que toda essa força-tarefa não seja utilizada, mas é importante que, em caso de emergência, ela esteja preparada. Vamos continuar cuidando da cidade”, completou o prefeito Eduardo Boigues.
Fotos: Eduardo Borges