DEFESA CIVIL DE MOGI DAS CRUZES REGISTRA 20 OCORRÊNCIAS DE INCÊNDIO EM UM ÚNICO DIA

0
76

A Defesa Civil de Mogi das Cruzes intensificou suas ações de prevenção e combate a incêndios, após receber 20 chamados somente na quarta-feira (2/10). O combate a ocorrências de fogo é realizado principalmente pelo Corpo de Bombeiros, que atende pelo telefone 193, e pela Polícia Ambiental. As autoridades recomendam que, em situações de incêndio, os moradores acionem esses órgãos diretamente.

A Defesa Civil vem realizando vistorias periódicas nas áreas de maior risco, e além de atuar na prevenção, também colabora com o Corpo de Bombeiros no atendimento de emergências e suporte a moradores afetados. A organização reforça a importância de evitar queimar lixo ou vegetação para limpeza de terrenos, uma prática que pode causar incêndios graves. Cigarros acesos e o descarte inadequado de vidros em áreas com vegetação seca também são apontados como potenciais causadores de focos de incêndio.

A Prefeitura de Mogi das Cruzes oferece alternativas adequadas para o descarte de resíduos, como coleta de lixo domiciliar, coleta seletiva e Ecopontos. Já a Secretaria Municipal de Segurança, através do Departamento de Fiscalização de Posturas, realiza a fiscalização de queimadas, com multas que podem variar entre R$ 10,00 por metro quadrado em áreas de preservação ambiental e R$ 1,00 para demais áreas.

Entre janeiro e agosto de 2024, foram registradas 8 autuações por queimadas, um aumento em relação ao mesmo período de 2023, quando ocorreram apenas 2 autuações. A fiscalização só ocorre em casos de flagrante, motivo pelo qual a participação da população com denúncias é crucial. Para tanto, a população pode acionar o número 153, do Centro de Operações Integradas (COI), para que equipes sejam enviadas rapidamente ao local.

Além disso, a Patrulha Ambiental da Guarda Civil Municipal realiza ações preventivas e de combate a incêndios em áreas de proteção ambiental. A Prefeitura de Mogi das Cruzes continua monitorando e atuando em conjunto com as forças de segurança para reduzir os casos de queimadas na cidade.

Em caso de emergência, o telefone para combate ao fogo é o 193, do Corpo de Bombeiros.

Compartilhar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui