DE STAR WARS À BAILE DE FAVELA: CONHEÇA A ORQUESTRA DO POLO POÁ DA GERANDO FALCÕES

0
259

A diversidade cultural desempenha um papel significativo nas favelas ao valorizar as manifestações que já existem dentro delas. O papel dos polos culturais da Gerando Falcões é criar uma “ponte” entre diferentes formatos de representação.

Sertanejo, Pop, Funk, MPB e trilhas sonoras de filmes — esses diferentes gêneros musicais traduzem os sonhos, vontades e identidade dos alunos participantes do projeto cultural, que são moradores de regiões vulneráveis entre Poá, Itaquaquecetuba, Cidade Kemel e Ferraz de Vasconcelos.

As aulas dão espaço a sugestões e iniciativas para as próximas composições a serem treinadas. Os alunos, que têm entre 10 e 21 anos, confiam na expertise de professores experientes e vão compondo um repertório, no mínimo, curioso, como:

Baile de Favela, de Mc João
Piratas do Caribe, de Hans Zimmer
Evidências, de Chitãozinho & Xororó
Eu Sei de Cor, de Marília Mendonça
Tente Outra Vez, Raul Seixas
Happy, de Pharrell Williams
Vingadores, de Alan Silvestri
Over The Rainbow, de Harold Arlen
Star Wars, de John Williams

Os alunos fazem aulas aos sábados, na EMEB José Antonio Bortolozzo, na Cidade Kemel (SP), e realizam exercícios de aprimoramento, práticas em grupo e dinâmicas para aperfeiçoar a qualidade de execução.

Para maior complemento técnico na formação, os alunos matriculados também fazem aulas às quartas com professores especializados nos diferentes tipos de instrumentos que compõem uma orquestra, conhecidos como naipes. Além disso, as aulas têm um planejamento socioemocional para trabalhar diferentes habilidades como trabalho em grupo, autoestima e empoderamento.

Anderson Machado, coordenador de cultura do polo Poá, explica que devido ao repertório variado, é possível aproximar diferentes tipos de linguagem com instrumentos clássicos aos alunos que não têm acesso a outras manifestações culturais.

Além de se apresentar para os patrocinadores do projeto cultural, a orquestra realiza apresentações como abertura de eventos e mostras culturais.

“Nosso propósito é um desafio, mas ao mesmo tempo é uma atividade prazerosa”, afirma Priscila Ribeiro, professora e maestrina da orquestra. “Temos um compromisso com as habilidades socioemocionais, assim como qualificar eles com conteúdo técnico para estarem prontos para o mercado de trabalho na área de cultura, produção musical, etc”.

Além da orquestra o polo de Poá promove outros eventos e apresentações. Confira a seguir a agenda cultural completa do mês de outubro:

ESPETÁCULO TEATRAL – O Guardião do Bem

Em forma de teatro, é uma iniciativa para a educação viária e a sustentabilidade. Além disso, propõe um novo olhar sobre questões cotidianas, como acidentes em rodovias, transporte sustentável e a educação no trânsito. Realizado pela companhia teatral Cia D’Artes.

· Local: EMEB José Antônio Bortolozzo. Rua Deputado Nelson Fernandes, 230 – Cidade Kemel, Poá – SP

· Data: Sábado, 14 de outubro de 2023

· Horário: 11h

· Capacidade máxima: 300 pessoas

· Classificação: Livre

· Entrada gratuita

APRESENTAÇÃO DO CORAL – Vozes do Brasil

Através de músicas renomadas da MPB, os alunos da oficina de Coral realizam uma apresentação com temática brasileira envolvendo nomes como Djavan, Caetano Veloso e o grupo Balão Mágico.

· Local: EMEB José Antônio Bortolozzo. Rua Deputado Nelson Fernandes, 230 – Cidade Kemel, Poá – SP

· Data: Sábado, 28 de outubro de 2023

· Horário: 11h

· Capacidade máxima: 300 pessoas

· Classificação: Livre

· Entrada gratuita

Sobre a Unidade Própria Poá

O polo Poá realiza cerca de 800 atendimentos semanais de crianças e jovens entre 6 e 20 anos com oficinas culturais gratuitas promovidas pela Lei de Incentivo à Cultura. São elas: dança, canto coral, teatro e artes visuais, ballet, percussão, violão e orquestra.

Os alunos, em sua maioria, são moradores das periferias e favelas da Tubulação, Favela das Torres, Cidade Kemel, Jardim Santa Luzia e Jardim Miray.

Sobre a Gerando Falcões

A Gerando Falcões é um ecossistema de desenvolvimento social que atua em rede para acelerar o poder de impacto de líderes de favelas de todo país que possuem um sonho em comum: colocar a pobreza das favelas no museu. Seu foco são iniciativas transformadoras, capazes de gerar resultados de longo prazo. O projeto entrega serviços de educação, desenvolvimento econômico e cidadania e executa programas de transformação sistêmica em comunidades, como o Favela 3D. Se você quer saber mais informações sobre a vertente cultural do Instituto, oficinas e notícias, acesse https://gfcultural.gerandofalcoes.com/

Compartilhar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui