CURSOS GRATUITOS DO FUNDO SOCIAL DE MOGI CAPACITAM ALUNOS PARA GERAÇÃO DE RENDA NA VILA BRASILEIRA

0
83

Os cursos gratuitos de capacitação profissional, com foco na geração de renda e emprego oferecidos pelo Fundo Social de Mogi das Cruzes, seguem a todo vapor no Polo da Vila Brasileira. A receptividade foi expressiva, com preenchimento de todas as 500 vagas disponibilizadas, logo nos primeiros dias de inscrição.

As aulas, que tiveram início no último dia 12, acontecem duas vezes por semana, com turmas pela manhã ou à tarde. No Polo, os alunos contam com toda a estrutura e materiais necessários para os cursos de auxiliar de cabeleireiro, manicure e pedicure, design de sobrancelhas, maquiagem, extensão de cílios, mãos na massa, confeitaria, costura criativa, barbearia e tranças nagô.

A atividade é direcionada principalmente às pessoas com maior necessidade de inserção no mercado de trabalho e geração de renda, conforme destaca a presidente do Fundo Social, Maira Cusatis. “Vim acompanhar o andamento das aulas, que estão indo muito bem no Polo da Vila Brasileira. Todos os cursos são profissionalizantes e gratuitos para que as pessoas possam aprender ao máximo, gerar renda, conquistar independência e, cada vez mais, serem inseridas no mercado de trabalho”, explica.

Aluna do curso de confeitaria, Leolina Sena, conta que está muito satisfeita com a qualidade do aprendizado. “O curso motiva as pessoas para que aprendam a fazer algo novo, que pode ser vendido e, assim gerar renda. No meu caso, tenho uma família grande e vou fazer muitas receitas para os filhos e netos”, revela.

A avaliação positiva também é compartilhada por Maria da Penha, inscrita no curso de barbearia. “É uma experiência ótima, que precisa ser aproveitada. Quando fiz o curso, há muitos anos, era com sacrifício, porque tinha que pagar pelas aulas e comprar os materiais. Aqui, temos tudo de forma gratuita e com um ótimo professor. Quem não vem está perdendo uma grande oportunidade, porque hoje em dia é difícil encontrar um lugar no mercado, e no Polo temos o preparo e a chance de aprender ou aprimorar algo que já sabemos”, aponta.

Professora do curso de confeitaria, Sheyla Reis, destaca que as aulas vão além de conhecimentos sobre o preparo de bolos e doces. “Estamos trabalhando com a técnica da massa, recheio e cobertura, orientando sobre forma, tempo de forno e de geladeira, além de orientações sobre o público-alvo. Oferecemos facilidade para trabalharem com os ingredientes que tenham em casa, para que desenvolvam autonomia com as receitas e a maneira de trabalhar, além de ensinar a importância do valor agregado ao produto final. Por isso, mais do que montar e confeitar um bolo, eles têm toda a estrutura de trabalho, desde o planejamento, elaboração de cardápio, alternativas para usar produtos de origem animal e outros, facilitando o manuseio e acesso a informações atuais para atenderem, por exemplo, situações em que há intolerância alimentar”, enfatiza.

O professor de barbearia, Anderson Vicente, aposta que os cursos podem transformar vidas, já que proporcionam capacitação profissional. “O mercado necessita muito de pessoas com estas formações e aqui elas conseguem alcançar seus objetivos através do ensino. Apesar de rápidos, os cursos são bem dinâmicos e representam um pontapé para que os alunos alcancem grandes conquistas. Hoje, a mão de obra é muito escassa e muitas pessoas gostariam de ter uma oportunidade como esta, mas por questão de renda, isso se torna inviável. Aqui, de forma gratuita, há possibilidade de preparo de bons profissionais e revelação de talentos escondidos por falta de oportunidades, que podem ingressar no mercado e ter uma carreira brilhante no que desejam. Os alunos vêm empenhados para realmente mudarem a vida com esta virada de chave, que conseguirão colocando em prática tudo o que aprenderem”, considera.

Compartilhar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui