A Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, por intermédio do Programa Conduz, está com inscrições abertas para pessoas que desejam gerar renda nas áreas de sistemas construtivos e técnicas de restauro. Os cursos são voltados para pessoas com mais de 18 anos idade, que estejam cursando ou tenham concluído o Ensino Fundamental I e a prioridade é para pessoas em situação de vulnerabilidade, conforme critérios do Programa Conduz.
O curso vai abordar temas como economia solidária, plano de negócio, marcenaria, técnicas construtivas, pintura e recuperação de imóveis e móveis históricos da cidade. São, ao todo, 30 vagas e os alunos serão divididos em duas turmas com 15 pessoas cada. Uma turma estudará no período da manhã – das 8h ao meio-dia e outra à tarde, das 13h às 17 horas. As inscrições devem ser feitas até o dia 30 deste mês, presencialmente na Incubadora Social, no Centro Cultural ou em alguma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
No ato da inscrição, é preciso apresentar cópia de um documento de identificação com foto, CPF e comprovante de residência. Também são exigidas declaração de estar cursando o Ensino Fundamental I ou diploma de conclusão, bem como o Número de Identificação Social (NIS), para quem estiver inscrito no Cadastro Único.
As aulas terão início em maio e serão ministradas no Museu Mogiano, no Casarão do Carmo, na rua José Bonifácio, 516, Centro Histórico.
Os endereços para inscrição são:
– Incubadora Social: Rua Nito Sona, 2175, em Jundiapeba
– Centro Cultural: Praça Monsenhor Roque Pinto de Barrros, 360, no Centro.
– Unidades do CRAS: Centro, Vila Nova União, Jundiapeba I, Jundiapeba II, Jardim Layr, Vila Brasileira e Cezar de Souza.
Existente desde 2019, porém respaldado juridicamente a partir de março de 2023, o Conduz – Programa Municipal de Geração de Trabalho e Renda – tem como foco o atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade e prevê, entre outros benefícios, a concessão de uma bolsa fomento para pessoas que estão se lançando no mercado de trabalho a partir de ações de empreendedorismo.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4798-4040 (Incubadora Social).