CULTURA DE SUZANO DIVULGA PROGRAMAÇÃO DO CINETEATRO WILMA BENTIVEGNA PARA NOVEMBRO

0
224

A Secretaria de Cultura de Suzano definiu a programação de filmes que serão exibidos em novembro no Cineteatro Wilma Bentivegna (rua Paraná, 70 – Centro). Para este mês, em que se celebra o “Dia da Consciência Negra”, no dia 20, o cronograma foi montado com esta temática para apresentar quatro mostras além do Saci Club, um cineclube que propõe reunir produtores de cinema e cinéfilos para debater filmes criados à margem das grandes indústrias e investigar a realização de curtas e longa-metragens para enriquecer as produções locais.

O cineteatro traz mostras de curtas sobre diferentes temas, começando nesta quarta-feira (01/11), com a mostra “Fala Minha Irmã”, a partir das 14h30, que traz três obras, sendo uma delas o curta “Ritmo, Arte, Poesia e Vida”, de Lutegardo Lampião, Alexandre Pita e Gabriel Pita. Na história, quatro mulheres moçambicanas querem começar uma revolução feminina por meio da sua música. Vivendo na capital de Moçambique, Maputo, cada uma enfrenta desafios para poder chegar aonde estão e agora inspiram uma nova geração. Além desta obra, os presentes poderão assistir aos filmes “Nhenha”, de Ron Clements e John Musker, e “Pandeiros da Mafalala”, de César Victorino.

Ainda nesta quarta, às 19 horas, os entusiastas da arte poderão acompanhar a mostra “Pontos MIS”, composta por filmes do catálogo ofertado pelo Museu da Imagem e do Som. A primeira obra a ser exibida é “Comboio de Sal e Açúcar” (2015), de Licínio Azevedo. Na história, que se passa em meio à guerra civil, militares escoltam um trem de carga lotado de mercadorias e pessoas que buscam uma vida melhor. Muitos viajam para trocar sal e açúcar além das fronteiras, mas o grande desafio da jornada é superar ataques surpresas e sabotagens de um grupo paramilitar liderado por um homem que, segundo as lendas, se transforma em macaco.

Na semana que vem (08/11), também às 14h30, o cineteatro vai receber as mostras “Iorubá”, composta pelos filmes “Oxum” e “Oxalá”, de Denis Leroy, e o filme “Iemanjá Yemojá: A criação das ondas”, de Célia Harumi Seki, que contam histórias desta cultura, apresentando a origem e os passatempos dos orixás, e a sessão “Ponto Mis”, às 19 horas, com a obra “Nossa Senhora do Nilo”, de Atiq Rahimi.

As atividades seguem no dia 14, 21 e 28 (terça-feira) com o Saci Club, sempre às 19 horas, e nas próximas quartas-feiras (22 e 29), com exceção do feriado de Proclamação de República (15/10), com a mostra “Curta Suzano Indica Resistência”, a partir das 14h30, com os filmes “O Auxílio”, de Rafael dos Anjos, “A Beleza de Rose”, de Natal Portela e “Sobre Nossas Cabeça”, de Susan Kalik e Thiago Gomes, além de “Três Vidas e Um Sonho”, de Marcelo Galvão, pela mostra “Ponto Mis”, às 19 horas, no dia 22, e a apresentação de “Fantasma Neon”, de Leonardo Martinelli, “Silenci(AR)”, de Felipe Lima, e “Meu nome é Maalum”, de Luísa Copetti, pela exibição “Curta Suzano Indica Resistência”, além de “Jubentú”, de Ricardo Moríngo, pela sessão “Ponto Mis” no dia 29, nos mesmos horários.

O secretário de Cultura, o vice-prefeito Walmir Pinto, destacou o trabalho realizado pela pasta para trazer assuntos e debates relevantes para a população suzanense. “São obras selecionadas com critério que visam enriquecer e trazer reflexões para quem assiste. Espero que a população possa vir e prestigiar os filmes e os debates que ajudam a enriquecer o nosso conhecimento sobre as produções cinematográficas”, afirmou.

Créditos das fotos: Luana Bergamini/Secop Suzano e Mauricio Sordilli/Secop Suzano

Compartilhar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui