Na manhã desta sexta-feira (10/03), no Cemforpe, alunos de três escolas municipais conheceram as obras do pintor francês Claude Monet com as atividades itinerantes da exposição “Monet À Beira d’Água”, em cartaz na capital. As crianças observaram as paisagens impressionistas do artista, por meio da música, dança e vivências práticas, incluindo óculos de imersão virtual.
Com apoio da Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio das secretarias municipais de Cultura e Educação, a programação foi realizada pelo Educativo Itinerante, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com apoio da NTS – Nova Transportadora do Sudeste S/A. Mogi encerrou o ciclo paulista das atividades, que já passou pelo Rio de Janeiro e agora irá para Minas Gerais.
“Hoje é um dia especial, estamos encerrando a etapa São Paulo do projeto. A gente traz uma mensagem simples e muito profunda para eles de que o mundo está em constante transformação e a gente pode tirar proveito disso. A gente sempre pode se transformar e melhorar a sua vida”, disse o coordenador da equipe de campo da exposição, Danilo Tomic. O projeto já atendeu 20 mil alunos.
Muitas crianças estiveram pela primeira vez no Cemforpe. “Gostei mais da música da borboletinha. Gostei muito de vir aqui”, disse Sarah Kethylin Pinheiro dos Santos, aluna do 2º ano do Cempre Prof. José Limongi Sobrinho. Para Vithor Augusto Bila da Silva e Raissa Silva dos Santos, alunos do 4º ano da EM Rural Bairro São João, a atração foi a realidade virtual. “Gostei mais dos óculos. Vi uma paisagem da praia, a esposa dele”, contou o menino. “Achei muito legal. Vi um monte de coisa nos óculos”, completou a aluna.
As duas escolas e a EM Fujitaro Nagao foram selecionadas para as atividades. Como o número de participantes foi restrito, foram adotados os seguintes critérios para a escolha das escolas selecionadas: o primeiro ponto foi se a unidade escolar já possui ônibus para as oficinas externas e o segundo foi o horário de início das aulas das oficinas às 8h30, já que a exposição teria início às 9 horas.