O CRESCER está com inscrições abertas para o curso Gerdau Transforma 2023, uma parceria entre a empresa, a Agência Besouro de Fomento Social e a Prefeitura de Mogi das Cruzes. O programa de capacitação e mentoria é voltado a pessoas em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de inserí-las no mercado de trabalho por meio do empreendedorismo.
As inscrições começaram nesta segunda-feira (03/04) e vão até o fim da outra semana (14/04). Para se inscrever, é preciso ter pelo menos 18 anos, ser morador de Mogi das Cruzes e já possuir um negócio ou ter o sonho de empreender.
As aulas são gratuitas e ocorrem entre os dias 24 e 28 de abril, das 19h às 22h, e será realizado na unidade do CRESCER Centro. O curso propõe o desenvolvendo habilidades a partir de ferramentas de gestão, para que os participantes possam abrir ou estruturar seus próprios negócios de forma organizada e orientada.
As aulas do Gerdau Transforma são ministradas por instrutores com formação na metodologia By Necessity, desenvolvida pela Besouro de Fomento Social, e nas áreas de Marketing e Administração que possuem seus próprios negócios. A metodologia revisita o modelo tradicional de plano de negócios e o adapta para pequenos empreendimentos em 10 etapas. A partir da análise do seu contexto, o aluno passa pela construção do conceito de seu produto/serviço, ações de divulgação, pesquisa de mercado, projeção de vendas, fluxo de caixa, entre outros conteúdos. O plano de ação, ao final, detalha, de forma simples e didática, o necessário para geração de renda imediata.
Os alunos também contarão com o apoio de consultores especializados em negócios por 90 dias, um período de incubação para que consigam colocar em prática tudo o que aprenderam no curso. Durante esse tempo eles irão se reunir semanalmente com os professores por meio de encontros online para tirar dúvidas e buscar ajuda no desenvolvimento de seus empreendimentos. A Besouro de Fomento Social também cria uma identidade visual para cada negócio possibilitando o início da divulgação.
“Com esta capacitação, a ideia é gerar renda e criar oportunidades, transformar e melhorar as vidas destas pessoas. É mais um exemplo da parceria entre poder público e iniciativa privada para o desenvolvimento da economia da cidade e a melhoria na qualidade de vida destas pessoas”, pontua o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Claudemir de Menezes.
Criado em 2019, o projeto já contou com mais de 16 mil alunos inscritos no programa, beneficiando mais de 3.290 empreendedores de 461 cidades no Brasil e na América Latina que conseguiram abrir seus negócios com a ajuda da mentoria.