No próximo dia 29 de maio acontece o Dia do Desafio 2024, campanha que chega à sua 30ª edição com centenas de atividades realizadas em um único dia, chamando a atenção da população para a importância da prática regular de atividades físicas e esportivas. É a maior campanha de estímulo à prática de atividades físicas no mundo.
A data não passará em branco na CPTM, que terá ações em duas estações diferentes da Linha 11-Coral na quarta-feira, ambas organizadas pelo Sesc. Na Estação Dom Bosco, por exemplo, o Sesc Itaquera realiza, entre 06h e 09h, o evento “Se joga no tênis de mesa”. Nesta ação os participantes poderão praticar esta modalidade em equipamentos inusitados de forma lúdica e recreativa com a presença da atleta paralímpica Bruna Alexandre, ouro nas duplas e bronze no individual no Mundial da Espanha 2022; prata no individual e bronze por equipes nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020; bronze no individual e por duplas nos Jogos Paralímpicos Rio 2016; bronze no individual e por equipes no Mundial da China 2014.
Já na Estação Mogi das Cruzes, por exemplo, haverá o desafio de equilíbrio Slackline e a pontaria com o minibasquete para os passageiros de trens e para as pessoas transitando no local. O evento em parceria com o Sesc Mogi das Cruzes ocorre das 12h às 14h e das 17h às 19h, na área externa da estação.
O Dia do Desafio é liderado pela TAFISA (The Association For International Sport for All), com apoio institucional da ISCA (International Sport and Culture Association), da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e a coordenação do Sesc São Paulo no continente americano. É colocado em prática por instituições públicas e privadas em 14 países da América Latina.
Ações de Cidadania
Todas as iniciativas são realizadas com o apoio da CPTM, que abre espaços em suas estações para a realização de atividades ligadas à promoção do bem-estar de seus passageiros.
Sobre a CPTM
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos é uma operadora de transporte ferroviário de passageiros, com 1,6 milhão de passageiros transportados por dia útil. Diariamente, os trens percorrem cerca de 65 mil km, ou uma volta e meia em torno da Terra, em quase 1.700 viagens programadas. Juntas, as cinco linhas da CPTM somam 196 km de extensão, dos quais 95 km estão na capital paulista, que também conta com 26 estações do total de 57. A CPTM atende os moradores de 18 municípios, incluindo a capital.