A CPTM lança, nesta terça-feira (20/08), duas centrais de monitoramento Estações (CME) e Ativos (CMA) com a proposta de aumentar a disponibilidade e a confiabilidade operacional. Os novos espaços vão operar durante 24 horas, no Centro de Controle Operacional (Estação Brás), na parte do sinóptico (painéis) onde antes funcionavam os sistemas das Linhas 8-Dimante e 9-Esmeralda.
A Central de Monitoramento de Estações (CME) vai coordenar as mais diversas funções em suporte à equipe de circulação. Entre as atividades, a nova central deve coordenar o acompanhamento de Pessoas com Deficiência (PCDs) que necessitam de apoio no embarque e desembarque das composições. Com este procedimento, será possível mapear onde os passageiros estão e oferecer toda a assistência necessária.
A CME também vai atuar no alinhamento de estratégias operacionais de fluxo e disponibilizar informações nos avisos públicos e painéis de comunicação visual. Além de estabelecer interface com outros centros, como CCO, CIM, CMA e CMS.
“Essa será mais uma ferramenta de apoio às equipes que atuam em campo nas estações, ampliando a comunicação e a capacidade de auxílio aos passageiros com o amplo monitoramento que será feito pelo CME”, afirma Joanito Jerônimo Ferreira, gerente de Estações e Serviços.
A Central de Monitoramento Ativos (CMA) é composta por diversos postos com especialidades específicas para monitorar dados e comportamentos, a fim de subsidiar decisões e soluções com base nos critérios de risco, custo e desempenho para todos os ativos operacionais da companhia.
As equipes de manutenção do CMA farão interface com as equipes do CIM, Campo e CCO, melhorando a estratégia para garantir a disponibilidade operacional dos ativos. Atualmente, o CMA possui postos nas áreas de Material Rodante e Rede Aérea. Outros pontos estão em desenvolvimento para monitoramento de Elevadores e Escadas Rolantes, abastecimento de água, alarmes, climatização, e monitoramento de salas técnicas.
“O monitoramento contínuo pelo CMA é vital para possibilitar uma interação otimizada entre manutenção e operação, facilitando as estratégias e economizando recursos. Esses métodos já se provaram úteis para evitar falhas com potencial de gerar prejuízo à circulação operacional dos trens”, explica Fábio Abud, gerente de Manutenção de Material Rodante e Oficinas.
“Estamos sempre em busca das melhores soluções técnicas para antecipar estratégias operacionais e soluções que garantam a qualidade da prestação de serviço e a excelência no atendimento, aperfeiçoando a jornada do passageiro nos seus deslocamentos e promovendo a mobilidade urbana”, afirma a presidente da CPTM, Ana Caroline de Faria Eduardo Borges.
Sobre a CPTM
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos é uma operadora de transporte ferroviário de passageiros, com 1,6 milhão de passageiros transportados por dia útil. Diariamente, os trens percorrem cerca de 65 mil km, ou uma volta e meia em torno da Terra, em quase 1.800 viagens programadas. Juntas, as cinco linhas da CPTM somam 196 km de extensão, dos quais 95 km estão na capital paulista, que também conta com 26 estações do total de 57. A CPTM atende os moradores de 18 municípios, incluindo a capital.