Nesta quinta-feira, dia 16 de junho, é a celebração da Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, Corpus Christi. A missa na Catedral Sant’Ana será às 9h, presidida pelo bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini.
Em 2022, a procissão pelas ruas com o Santíssimo Sacramento ao final da missa, que é parte do rito litúrgico da Solenidade de Corpus Christi, retorna após não ter sido realizada nos últimos dois anos devido às restrições por conta da pandemia.
A Eucaristia é fonte e centro de toda a vida cristã, em que está contido todo o tesouro espiritual da Igreja, o próprio Cristo, e a Festa de “Corpus Christi” é quando a Igreja comemora solenemente o Santíssimo Sacramento da Eucaristia, presença real e sacramental de Cristo, e foi criada em 1264 pelo Papa Urbano IV, quando aprovou a Bula “Transiturus de hoc mundo”, em que prescreveu que na 5ª feira após a Solenidade da Santíssima Trindade (que em 2020, celebração deste último domingo, dia 07 de junho), fosse oficialmente a festa em honra do Corpo do Senhor.
Durante a celebração, o bispo diocesano irá apresentar os novos festeiros e capitães de mastro da Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes do próximo ano.
As demais paróquias da Diocese de Mogi das Cruzes também tem a própria programação para a Solenidade de Corpus Christi e no site é possível encontrar os contatos destas para mais informações sobre o horário das celebrações: http://diocesedemogi.org.br/paroquias.php.
Catedral Sant’Ana
Praça Coronel Benedito de Almeida, s/nº – Centro – Mogi das Cruzes/SP
Tel: 2312 6007