O grupo suprapartidário liderado pelo prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL), composto pelos partidos PL, PSD, PRD, MDB, PSB, DC, Avante, Republicanos, União Brasil e Progressistas, oficializou a pré-candidatura de Pedro Ishi (PL) ao Executivo municipal durante convenção neste sábado (20/07). O evento também marcou o anúncio da pré-candidatura de Said Raful (PSD) a vice-prefeito, além de outros 200 pré-candidatos a vereador na cidade.
A convenção ocorreu no primeiro dia possível do calendário para o evento. As candidaturas e a coligação “Juntos Para Suzano Seguir Avançando” deverão ser registradas até o dia 15 de agosto na Justiça Eleitoral. O nome de Pedro é a principal indicação de Rodrigo Ashiuchi, sendo que o pré-candidato lidera a primeira pesquisa no município com 55,4% das intenções de voto, de acordo com o levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, divulgado em junho.
Seguindo os passos de Ashiuchi, que tem recorde de avaliação com 87,5% dos munícipes considerando seu governo ótimo, bom e regular, Pedro se mostra como uma importante liderança, sendo o terceiro vereador mais votado nas eleições de 2020, acumulando mais de 3,4 mil votos. Além disso, o pré-candidato foi secretário municipal de Saúde, entre 2021 e 2024, obtendo êxito na campanha de imunização contra a Covid-19 e em demais projetos da pasta, que garantiram a primeira colocação – de forma histórica – de Suzano no ranking “Previne Brasil” no Alto Tietê, em 2023, e importantes entregas como a Clínica da Mulher, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas do Jardim Revista e o Hospital Regional do Alto Tietê (HRAT).
“Sem dúvida, este é o momento mais desafiador da minha vida. Já participei de uma eleição como candidato a vereador, mas, agora, com o nome indicado para, a partir de agosto, representar junto aos eleitores uma administração que tem sido exemplo na região, no Estado e no País, com a marca do prefeito Rodrigo Ashiuchi, é uma responsabilidade enorme que eu carregarei com muito respeito e muita vontade. Said (Raful) e eu estaremos lado a lado pelos quatro cantos apresentando o que queremos para Suzano e o nosso amor pela cidade. A nossa jornada ficará ainda mais intensa a partir de agora”, afirmou Pedro.
Já Said Raful, oficialmente pré-candidato a vice-prefeito do município, vem de uma família tradicional de Suzano e com história na política da cidade, com o tio Ciro Raul sendo vice-prefeito e vereador, além de ser sobrinho neto do ex-prefeito Firmino José da Costa.
O pré-candidato foi vereador por duas vezes, se elegendo pela primeira vez em 2008, com 2,4 mil votos. Já em 2012 foi reeleito e se tornou presidente da Câmara de Suzano para o biênio 2013-2014. Em 2016 foi candidato a prefeito, com 34,8 mil votos, e depois liderou a Secretaria Municipal de Governo, em 2019 e 2020, na primeira gestão de Ashiuchi.
“Minha família é de Suzano e conheço muito bem a nossa cidade. Será um desafio grande que o Pedro e eu teremos pela frente. Mas não tenho dúvida de que conseguiremos enfrentar com muita dedicação e eficiência, para lá na frente dar continuidade a esse grande trabalho que o prefeito Rodrigo Ashiuchi vem desempenhando ao longo de quase oito anos. Para mim é motivo de orgulho e satisfação fazer parte deste grupo aguerrido e unido. Agradeço a todos que acreditaram no meu nome para estar ao lado do Pedro nessa caminhada. Podem contar com o nosso melhor”, destacou Said.
Durante a convenção também foram oficializadas as pré-candidaturas dos 200 nomes que deverão concorrer ao Legislativo municipal pela coligação “Juntos Para Suzano Seguir Avançando”, reunindo representantes dos dez partidos que fazem parte do maior grupo suprapartidário da cidade.
De acordo com o prefeito Rodrigo Ashiuchi, que lidera a iniciativa na cidade, o time está pronto para a corrida eleitoral. “Estamos com uma equipe muito unida e focada no propósito de manter o município nos trilhos do desenvolvimento. Hoje o Pedro é uma pessoa preparada e capacitada para os desafios que virão. Ele já demonstrou sua capacidade e compromisso com a cidade. Estaremos todos juntos neste objetivo de dar continuidade a este grande movimento de expansão e crescimento que construímos ao longo dos últimos anos”.
PRESENÇAS
A convenção suprapartidária também reuniu os seguintes presidentes de legendas: Larissa Ashiuchi, do Partido Liberal (PL); Maurício Joaquim Nunes Vidal, do Partido Social Democrático (PSD); Claudinei Galo, do Partido Renovação Democrática (PRD); Gerson Mamede, do Movimento Democrático Brasileiro (MDB); Rogério Oliveira, do Partido Socialista Brasileiro (PSB); Alexsandro Martins, do Democracia Cristã (DC); Oswaldo João de Souza Filho, do Avante; Samuel Oliveira, do Republicanos; Germano da Surreição, do União Brasil; e Mauro Vaz, do Progressistas.
Pedro Charles Shirakawa Ishi nasceu em 14 de agosto de 1990. Natural de Suzano, vem de uma família de três irmãos. Filho do saudoso Milton Chales Kunihiro Ishi e da dona Márcia Regina Dainese Ishi, é marido de Déborah Raffoul, com quem tem dois filhos, Mateus e Rafael, e está esperando uma menina, a Lívia.
Começou a trabalhar cedo, em uma empresa da família, o que o inspirou a montar um comércio nos anos seguintes. Em 2008, ingressou na política, acompanhando, principalmente, os trabalhos de Rodrigo Ashiuchi.
Em 2017, foi convidado para integrar o Gabinete do Prefeito e, no ano seguinte, foi nomeado assessor estratégico na Secretaria Municipal de Saúde, acumulando a função de diretor-administrativo.
Em 15 de novembro de 2020, foi o candidato a vereador com o terceiro maior número de votos em Suzano na eleição daquele ano (3.437). Em 1° de janeiro de 2021, assumiu a Secretaria Municipal de Saúde, permanecendo até o início de 2024, retornando à Câmara Municipal.
Entre suas principais conquistas estão a Clínica da Mulher, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas do Jardim Revista e o Hospital Regional do Alto Tietê (HRAT), além de recordes de procedimentos na rede municipal e premiações nacionais e estaduais, em especial a primeira colocação no ranking “Previne Brasil” no Alto Tietê, em 2023.
Said Raful Neto é natural de Suzano, tem 46 anos, é casado desde 2010 com a farmacêutica Eloisa Franco Cirino, tem dois filhos, Gael e Estela, e vem de uma família tradicional na política da cidade, sendo sobrinho do ex-vice-prefeito e ex-vereador Ciro Raful e sobrinho-neto do ex-prefeito Firmino José da Costa. Formado em Administração e em Engenharia Civil pela Universidade Mogi das Cruzes (UMC), começou a trabalhar aos 17 anos em uma empresa alimentícia instalada no Jardim Colorado. Em 1999, tornou-se empresário nos setores automotivo, imobiliário e de construção civil.
Em 2004 foi candidato pela primeira vez a vereador, obtendo 772 votos. Já nas eleições de 2008, recebeu 2.452 votos, elegendo-se para a Câmara de Suzano. Em 2012, foi reeleito e tornou-se presidente da Casa de Leis no biênio 2013-2014. Já no ano de 2016, foi candidato a prefeito e recebeu 34.801 votos, ficando na terceira colocação.
Além das passagens pelo Legislativo municipal, Said também foi secretário de Governo na gestão do prefeito Rodrigo Ashiuchi, entre janeiro de 2019 e dezembro de 2020, e acumulou experiência atuando como assessor parlamentar do hoje presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), deputado André do Prado, e do deputado federal Marcio Alvino.