Mogi das Cruzes ganhará em breve uma nova via para facilitar o acesso e a circulação na região central da cidade. A rua ligará a avenida Governador Adhemar de Barros à rua Professor Flaviano de Melo e está sendo construída no espaço do Centro de Apoio aos Serviços Municipais (Casem), em uma parceria com uma empresa de construção civil, como mitigação de investimentos realizados no município. Os serviços também incluem a construção de uma baia para estacionamento na praça Sacadura Cabral.
A nova via dará melhor funcionalidade ao Complexo Viário Tirreno Da San Biágio, uma vez que os motoristas que vêm do Mogilar e desejam chegar ao Centro não precisarão ir até a praça da Maçonaria. Com o novo trajeto, a ligação entre a saída do túnel e a região central terá cerca de 250 metros, contra cerca de um quilômetro do caminho atual, que passa por vias com trânsito intenso.
As equipes estão trabalhando na demolição de um galpão do Casem e na movimentação de terra e preparação do solo para a construção da nova rua. A via terá duas faixas de rolamento e também facilitará o acesso aos motoristas que pretendem chegar a bairros como o Alto do Ipiranga, Chácara Jafet e Vila Rubens, já que cria um novo corredor com a rua Sebastião Furlan para acesso à avenida Voluntário Fernando Pinheiro Franco.
O investimento da empresa nos serviços é de R$ 800 mil e, além da construção da nova via, o valor também compreende obras na praça Sacadura Cabral, que receberá uma baia adicional de embarque e desembarque de passageiros. A nova estrutura trará facilidade para os usuários dos trens da CPTM que chegam ou deixam a estação Mogi das Cruzes e passarão a ter um espaço mais seguro para embarcar e desembarcar dos veículos.
Os trabalhos na praça Sacadura Cabral começarão nesta terça-feira (30/04) e serão realizados no período noturno para minimizar os impactos à circulação de pedestres e veículos durante o dia.
Investimentos
A Prefeitura de Mogi das Cruzes vem desenvolvendo uma série de intervenções para a melhoria da mobilidade urbana em parceria com empresas que realizam investimentos na cidade. A medida traz eficiência na execução dos serviços e economia para os cofres públicos.
Entre os destaques destes serviços estão a substituição da antiga rotatória próximo ao Mercado do Produtor por um sistema viário, melhorando a circulação dos veículos e a segurança viária, incluindo os pedestres. No local, foi implantado um cruzamento com semáforos e um retorno, diminuindo sensivelmente a ocorrência de congestionamentos no local.
Outro investimento importante foi a construção do novo sistema viário que atende o Jardim Nathalie, Conjunto Thaisa e Jardins do Paraíso. A estrutura compreende a abertura do canteiro central da avenida Prefeito Francisco Ribeiro Nogueira na altura da avenida Roque Stilhano e da avenida José Cândido Ramos, facilitando o acesso dos moradores à região central. A estrada Rikio Suenaga também recebeu obras de drenagem e pavimentação.
Em fevereiro, foram entregues as obras de implantação de um retorno na avenida Yoshiteru Onishi e da avenida Tito Muffato, que melhoraram a circulação dos moradores e consumidores dos estabelecimentos da região, além de oferecer uma nova alternativa para os motoristas que vêm de bairros como a Vila Nova Mogilar e Rodeio e pretendem acessar o Mogilar, a avenida Prefeito Carlos Ferreira Lopes ou a região central.