O Figueira Leopoldo, luxuoso empreendimento residencial da Helbor em parceria com a MPD Engenharia, e assinado pelo renomado escritório de arquitetura Perkins&Will, foi reconhecido mundialmente ao conquistar o Future House Awards 2024, na categoria Torres Residenciais. O prêmio, organizado pela Global Design News em colaboração com o Chicago Athenaeum Museum, tem como objetivo defender e homenagear projetos residenciais inovadores e criativos em nível mundial. O reconhecimento conta ainda com a exibição dos ganhadores no prestigiado Museu de Design de Chicago em Atenas, na Grécia, após cerimônia de premiação realizada no dia 11 de outubro.
O projeto é o único brasileiro premiado em 2024 e se destaca por integrar arte e arquitetura. Inspirado em arte cinética, conceito que explora efeitos visuais por meio de movimentos físicos, ilusões de ótica ou posicionamento de peças, o design do Figueira Leopoldo faz referência ao trabalho do artista Abraham Palatnik, combinando sofisticação e criatividade. A fachada, desenvolvida pela Hunter Douglas, é composta por brises metálicos deslizantes em diferentes tons de madeira, criando um ambiente dinâmico e interativo. O projeto foi desenhado também para oferecer controle eficiente da iluminação e temperatura, além de ventilação natural para os apartamentos. A solução exterior se complementa com a aplicação de revestimentos em lâminas de alta pressão (HPL), um material de superfície rígida e elegante, altamente resistente a umidade e de fácil manutenção.
Douglas Tolaine, diretor de design da Perkins&Will São Paulo e líder do projeto arquitetônico, celebrou a conquista durante a cerimônia em Atenas, Grécia. Segundo ele, o projeto foi inspirado no patrimônio natural brasileiro. “Criamos uma obra amadeirada que homenageia nossas árvores, utilizando as tonalidades e texturas das madeiras das florestas do país. Com seus 114 metros de altura, o empreendimento celebra as árvores e seus frutos, renovando-se diariamente e trazendo um toque de cor e vida ao cinza da capital paulista”, destaca.
O empreendimento, desenvolvido pela MPD e a Helbor Empreendimentos S.A, também resgata conceitos de design das décadas de 50, 60 e 70, com plantas livres, grandes janelas e lajes planas, que oferecem flexibilidade e personalização dos espaços. A estrutura utiliza concreto FCK 90 MPa, material de alta resistência que permite a criação de ambientes amplos, sem a necessidade de pilares, proporcionando um design espaçoso com liberdade de movimentação, iluminação natural e ventilação, graças à ausência de elementos verticais.
Para Débora Bertini, diretora geral de Incorporação e Vendas da MPD, a arquitetura do empreendimento foi além das expectativas, estabelecendo um diálogo harmonioso entre o passado e o futuro. Ela enfatiza que o projeto equilibra com maestria a inovação tecnológica e a valorização de elementos clássicos, resultando em uma obra única. “Para a MPD, ganhar um prêmio com reconhecimento internacional confirma que estamos no caminho certo, tanto na representação da nossa marca quanto na escolha dos fornecedores. O escritório Perkins&WIll, com seu bom gosto e alinhamento com tendências, reforça nossa missão. A conquista evidencia a força da nossa marca e o impacto positivo que buscamos gerar para as famílias que escolhem nossos imóveis”, reforça a diretora.
O empreendimento, localizado na Rua Leopoldo Couto de Magalhães Júnior, 1142, contará com 30 unidades tipo de 355 m², cada uma com quatro suítes. Está próximo a áreas de lazer, como o Parque do Povo, o Parque Ibirapuera, o Shopping JK Iguatemi, o Shopping Vila Olímpia e o Clube Pinheiros. Seu design de interiores e as áreas comuns são assinados por Carlos Rossi, que utiliza materiais como madeira e concreto para criar ambientes funcionais. O paisagismo, desenvolvido por Benedito Abbud, promove a integração entre os espaços internos e externos, incorporando plantas aromáticas e frutíferas que incentivam a interação com o ambiente.
“É sempre um desafio propor um produto que seja relevante para a cidade de São Paulo, que enobreça a paisagem e ao mesmo tempo atenda bem quem nele irá morar. O Figueira Leopoldo, apresenta uma série de diferenciais e o principal deles é a localização: é o último terreno disponível na região do Itaim Bibi. Trata-se de um projeto arrojado, que traz detalhes requintados apreciados pelo público de alto padrão”, encerra Marcelo Bonanata, Diretor de Vendas da incorporadora Helbor.
Sobre a Perkins&Will
Perkins&Will, uma empresa interdisciplinar de arquitetura e design baseada em pesquisa, foi fundada em 1935 com a crença de que o design tem o poder de transformar vidas. Comprometida em criar um mundo melhor, mais bonito e mais justo, a empresa segue o conceito do Living Design, uma abordagem que integra considerações ambientais, sociais e de design para promover a saúde e o bem-estar ecológicos. A Architizer nomeou a Perkins&Will como a “Empresa Mais Sustentável” do mundo em 2023, e a Metropolis a nomeou como “Empresa do Ano” em 2022 por sua liderança no avanço de ações sustentáveis e da justiça social para o setor. A Fast Company nomeou a Perkins&Will como uma das Empresas Mais Inovadoras do Mundo em Arquitetura três vezes e, em 2021, adicionou a empresa à sua lista de Marcas que importam, tornando a Perkins&Will o primeiro escritório de arquitetura do mundo a ganhar a distinção.
Com uma equipe internacional de mais de 2.400 profissionais, a Perkins&Will tem mais de 30 estúdios no mundo todo, fornecendo serviços integrados em arquitetura, design de interiores, ambientes de marca, design urbano e arquitetura paisagística. Os parceiros incluem Schmidt Hammer Lassen Architects; McLennan Design; Portland; Nelson\Nygaard; e Pierre-Yves Rochon (PYR). Para mais informações, visite www.perkinswill.com.
Sobre a Helbor Empreendimentos SA.
A Helbor é uma incorporadora pura, que atua há 47 anos transformando lugares para você se sentir em casa. É responsável pelo desenvolvimento de projetos inovadores, e cuida da gestão de todo o processo imobiliário. Fundada em Mogi das Cruzes (SP), é uma empresa baseada em valores familiares, que se dedica em tudo que faz, traçando assim uma trajetória de solidez no mercado imobiliário. A Helbor já desenvolveu mais de 265 projetos, que somam mais de 9 milhões de m² de área construída. No total, são mais de 42 mil unidades entregues, entre apartamentos, casas, edifícios comerciais, lotes urbanizados e unidades hoteleiras. Está presente em 30 cidades, 10 estados e no Distrito Federal, e já conquistou mais de 20 prêmios, entre Master Imobiliário e Top Imobiliário. Desde outubro de 2007, a Helbor é Companhia Aberta listada no Novo Mercado da B3.
Sobre a MPD Engenharia
A MPD atua há mais de quatro décadas no mercado da construção civil nos segmentos industrial, comercial, educação, lazer, saúde, infraestrutura e na construção e incorporação de apartamentos e escritórios de médio e alto padrão, sempre prezando pela qualidade de acabamento, responsabilidade socioambiental e respeito pelos clientes e colaboradores. Para a construtora e incorporadora, seus colaboradores são seu principal pilar, sendo primordiais para que alcance seus objetivos de negócio. A empresa já foi reconhecida dez vezes pela constante valorização de sua equipe, sendo uma vez como Great Place To Work, duas vezes com o prêmio Lugares Incríveis para Trabalhar (FIA e UOL), sete vezes como uma das Melhores Empresas para Você Trabalhar da (Você S.A.). Além disso, a companhia é vencedora do Prêmio Valor Carreira, por duas vezes, como uma das Melhores Empresas na Gestão de Pessoas; e garantiu o 1º lugar do prêmio “Engenharia e Construção 2022”. A MPD Engenharia investe em desenvolvimento tecnológico e boas práticas construtivas, sem deixar de lado as responsabilidades social e ambiental. Em 2024, foi eleita a 4ª maior construtora do país pelo Ranking INTEC, e conquistou o selo dourado do CUBO Itaú na categoria de engajamento. Por meio do Instituto MPD, braço de responsabilidade social e organização sem fins lucrativos, desenvolve programas focados em gerar impactos positivos e transformar vidas por meio de ações consistentes e campanhas solidárias.
Sobre a Hunter Douglas
Fundada em 1919, a multinacional holandesa Hunter Douglas, líder mundial no segmento de cortinas, persianas e toldos, oferece ao mercado brasileiro uma ampla variedade de produtos nesses segmentos. Desde 1962, desenvolve projetos arquitetônicos, com um vasto portfólio de materiais como forros, brises, fachadas metálicas, fachadas ventiladas e aderidas, pisos extrudados, pisos elevados e painéis translúcidos. Presente em mais de 100 países – Europa, Ásia, Oceania e nas Américas – a marca tem como principal foco o investimento permanente no desenvolvimento de produtos de alta durabilidade e performance, aliados ao design de alto padrão. Confira mais informações no site www.architectural.hunterdouglas.com.br