Um concerto com músicas colombianas neste sábado (06/04), às 18 horas, no Cemforpe, marca o encerramento da visita do maestro colombiano César Cano Arteaga, referência no ensino musical, à Mogi das Cruzes. Desde quinta-feira (04/04), foram feitas formações e ensaios com profissionais e alunos do projeto Pequenos Músicos… Primeiros Acordes na Escola. O evento é promovido pela Sinfônica Mogi, responsável pela gestão do projeto e conta com a parceria das secretarias municipais de Educação e Cultura.
Todo o repertório é formado por composições do maestro Cano e a apresentação será com a Banda Sinfônica, composta por professores do projeto. “O concerto é uma mistura do que estamos fazendo nestes três dias. Um trabalho interativo com os professores e alunos do projeto”, disse o maestro peruano Eduardo Mognashi, que está acompanhando o músico colombiano.
Os ingressos para o concerto são gratuitos e podem ser retirados na plataforma Sympla pelo link https://www.sympla.com.br/evento/banda-sinfonica-de-mogi-das-cruzes-regente-cesar-cano-arteaga/2408686
Cano esteve com os coordenadores dos núcleos do projeto, desenvolvendo dinâmicas e trazendo temas importantes, como as expectativas das crianças com as aulas e a importância de incentivá-las a participar, a formação de cidadãos, a metodologia do ensino coletivo e a qualidade da formação dos professores. O projeto Pequenos Músicos é realizado em 21 escolas municipais, sendo que 12 tem bandas escolares.
Ensaiando o repertório colombiano há cerca de um mês, as bandas escolares da EM Prof. Mario Portes (Jundiapeba) e do Cempre Prof. José Limongi Sobrinho (Botujuru) encantaram o maestro Cano com duas apresentações no início da tarde. Os jovens também participaram de atividades com o músico.
“É uma grande oportunidade receber o maestro de outro país. Eu que toco percussão, aprendi a tocar novos ritmos e instrumentos que não estava acostumada”, disse Julia de Sousa Prado, 17 anos, que há nove anos toca percussão na banda do Botujuru. Murilo Mota dos Santos, 16 anos, que tem o mesmo tempo de banda na EM Mario Portes e toca eufônio, também falou sobre a experiência. “Trouxe percepções musicais diferentes. É um estilo totalmente diferente do que a gente toca”.
Os ensaios com a Banda Sinfônica para o concerto aconteceram no período noturno. O maestro César Cano Arteaga, atualmente, dirige a Banda Sinfônica da Escola Salesiano Juan del Rizzo de Bogotá (Programa Nacional de Bandas Salesianas). É compositor, arranjador, diretor e pedagogo musical. É formado em Música pela Universidade de Caldas com pós-graduação em Musicologia pela Real Academia de Belas Artes de San Fernando Espanha. Assessor do Ministério da Cultura da Colômbia para a concepção e implementação das diretrizes para a formação musical nas escolas municipais do Plano Nacional de Convivência Musical (2015-2018).
Mogi das Cruzes conta com os projetos de educação musical Pequenos Músicos… Primeiros Acordes na Escola, gerido pela Sinfônica Mogi (Associação Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes) e o Pra Ver a Banda Passar com gestão da AFABAMC (Associação de Fanfarras e Bandas de Mogi das Cruzes) e apoio da Diretoria de Ensino – Região Mogi das Cruzes. As iniciativas, promovidas pela Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes, atendem 15.632 alunos com aulas de musicalização, instrumentos e coreografia em 48 escolas das redes municipal e estadual da cidade.