COMEÇA OBRA DE AMPLIAÇÃO DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO DE CEZAR DE SOUZA EM MOGI

0
195

A obra de ampliação da capacidade da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Cezar de Souza, localizada ao lado do Parque Centenário, teve início neste mês de março. Após a conclusão dos estudos geológicos, topográficos e projetos estruturais, a obra foi iniciada com os serviços de fundação. Com investimento de R$ 32.637.774,45, o trabalho permitirá que a estação aumente sua capacidade de tratamento, que passará para 460 litros de esgoto por segundo.

A iniciativa faz parte do eixo de saneamento do Programa Viva Mogi – uma marca da Prefeitura de Mogi das Cruzes que agrega valores permanentes, como a qualidade de vida da população e a reconexão dos cidadãos com o município. Esses conceitos serão levados para todas as obras estruturantes da cidade, em todos os distritos e bairros, transformando-se em uma marca da administração.

O Consórcio ETE Leste Mogi, formado pelas empresas Azevedo e Travassos e Infracon Engenharia e Comércio, é o responsável pela obra, cujo prazo de execução será de 36 meses. Atualmente funcionários e máquinas trabalham na perfuração, armação e concretagem das estacas da fundação do novo tanque.

“Trata-se de uma obra de grande porte, que está bem em seu início. Assim que a demarcação estiver concluída, os trabalhos de campo avançarão de acordo com o cronograma e será possível observar visualmente e de forma gradativa o avanço dos trabalhos”, explica a secretária-adjunta de Infraestrutura Urbana, Leila Alcântara.

As intervenções na área de saneamento básico do Programa Viva Mogi também incluem a implantação de redes de abastecimento de água e de coleta de esgoto em Cezar de Souza, além do trabalho de saneamento ambiental do Córrego Lavapés e Córrego dos Corvos.

Viva Mogi

As intervenções do Viva Mogi beneficiarão inicialmente o distrito de Cezar de Souza. O programa tem financiamento de cerca de R$ 350 milhões, captados junto ao Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). Além das obras na área de saneamento, outro eixo de atuação será o socioambiental, que prevê a construção de dois novos parques (Airton Nogueira e outro parque, na avenida Francisco Rodrigues Filho), além da ampliação do Parque Centenário e da recuperação das áreas verdes próximas ao rio Tietê.

Outro eixo é o de mobilidade e desenvolvimento urbano, que inclui a construção da avenida Parque (Corredor Ambiental Ecológico Sustentável – CAES), sistema de vias e intervenção urbanística em Cezar de Souza. Outra ação será a implantação de 30 quilômetros de ciclovias interligando os parques e o Corredor Ambiental Ecológico Sustentável, bem como a construção de uma passarela sobre o rio Tietê. No total, serão 6,2 km de CAES, 3 novas transposições e ciclovias.

Compartilhar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui