COMEÇA AMANHÃ A CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A INFLUENZA EM SANTA ISABEL

0
169

Nesta terça-feira (26/03) terá início em Santa Isabel a campanha de vacinação contra a Influenza. A partir das 07h, todos os postos de saúde do município aplicarão a vacina. A iniciativa está sendo realizada pela Prefeitura de Santa Isabel, com coordenação da Secretaria de Saúde.

Os grupos contemplados são: crianças de 6 meses a menores de 6 anos; Trabalhadores da Saúde; Gestantes; Puérperas; Professores dos ensinos básico e superior; Idosos com 60 anos ou mais; Pessoas em situação de rua; Profissionais das forças de segurança e de salvamento e Profissionais das Forças Armadas.

Também poderão se vacinar pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade); Pessoas com deficiência permanente; Caminhoneiros; Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso); Trabalhadores portuários e Funcionários do sistema de privação de liberdade.

A Secretaria Municipal de Saúde lembra que crianças que vão receber o imunizante pela primeira vez deverão tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias. De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina utilizada é trivalente e apresenta três tipos de cepas de vírus em combinação, protegendo contra os principais vírus em circulação no Brasil.

O prefeito de Santa Isabel, Dr. Carlos Chinchilla, afirma que o município recebeu mais de 2 mil doses de vacina – em seu primeiro lote – contra a Influeza e é importante que todos àqueles que compõem o público-alvo se vacinem: “Atualmente há grande circulação de vírus respiratórios em geral. É importante que principalmente idosos, gestantes, profissionais de saúde, da educação e todas as pessoas elegíveis estejam protegida da influenza antes do inverno”.

COMO VACINAR?

Para receber o imunizante, basta comparecer a uma das unidades de saúde do município tendo em mãos um documento pessoal e a caderneta de vacinação. No caso de pessoas acamadas, a Secretaria Municipal de Saúde organizou a vacinação domiciliar, que atenderá ainda as casas de repouso para idosos.

A Pasta lembra que as unidades de saúde funcionam das 07h às 16h, com exceção da UBS Brotas, que atende das 07h às 19 horas. A Secretária de Saúde de Santa Isabel, Helena Inácio, lembra que a vacina é segura e eficaz e não causa gripe ou eventos adversos graves: “O benefício é a prevenção de complicações, como pneumonias e internações.”

Compartilhar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui