Hoje (23), inicia-se o apoio do CAvPM à Operação Verão da PMESP, com a ativação de cinco bases no litoral do Estado, além das demais 11 Bases de Aviação, perfazendo um total de 19 aeronaves em operação durante o período de festas e final de ano.
Na temporada 2022/2023, serão ativadas as Bases de Aviação nas cidades de Ubatuba, São Sebastião (Juquehy), Guarujá, Praia Grande e Itanhaém em apoio ao Corpo de Bombeiros, além das bases de Praia Grande e São José dos Campos que permanecem em apoio ao CPI-6 e CPI-1 respectivamente.
A Operação Verão requer um enorme esforço institucional do CAvPM englobando todo o efetivo da unidade, logística, planejamento, treinamento e manutenção, com vistas à maximização de seus recursos humanos e materiais e de disponibilidade operacional.
Como forma de preparação e requisito para participação da operação em apoio ao GBMar, todos os pilotos, tripulantes operacionais e guarda vidas obrigatoriamente passam por um treinamento de padronização de salvamento aquático, bem como de escape de aeronave submersa como forma de capacitação e mitigação de riscos da operação.
Durante a operação, o CAvPM irá utilizar três novos caminhões tanques de abastecimento de aeronaves, bem como cinco novas viaturas GM/Trailblazer como apoio logístico às bases do litoral.
A previsão é realizar mais de 600 horas de voo em missões de patrulhamento pela orla do Estado de São Paulo com vistas à prevenção a banhistas em locais de risco e salvamento aquático em apoio ao Corpo de Bombeiros.
Fonte: COMUNICAÇÃO SOCIAL PMESP