CLÍNICA DA FAMÍLIA EM SUZANO ABRE NESTA SEGUNDA COM CENTRO ODONTOLÓGICO E ATENDIMENTO ESPECIALIZADO ÀS CRIANÇAS

0
231

A Clínica da Família Dr. André Cano Garcia foi apresentada à população da região norte na manhã deste sábado (08/06), por volta das 10 horas, com novidades para o setor de Saúde Bucal e para crianças com necessidades especiais. Durante a solenidade que marcou a abertura do equipamento, instalado na avenida Jaguari, 37, no bairro Cidade Boa Vista, a Prefeitura de Suzano inaugurou o novo Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Rafaella Marques da Silva e o Núcleo Ciranda, que dará apoio ao neurodesenvolvimento infantil. Na oportunidade, também foi lançado o Espaço da Mulher, que será dedicado às consultas nas áreas de Ginecologia e Obstetrícia, com realização de exames de ultrassonografia. Os atendimentos no novo equipamento começam nesta segunda-feira (10/06), a partir das 7 horas. Durante o evento de entrega do equipamento, ainda foi anunciada a instalação de uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) próxima à clínica.

A cerimônia contou com a participação do prefeito Rodrigo Ashiuchi; da presidente do Fundo Social de Solidariedade, a primeira-dama Larissa Ashiuchi; do secretário municipal de Saúde, Diego Ferreira; do presidente da Câmara de Suzano, Joaquim Rosa; e de outras autoridades e familiares dos homenageados que dão nome à Clínica da Família e ao CEO, como o vereador Denis Claudio da Silva, que é sobrinho de André Cano Garcia.

Os atendimentos serão prestados conforme encaminhamento do setor de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde, a partir das demandas registradas nos postos da Atenção Básica. A unidade funcionará de segunda-feira a sábado, das 7 às 19 horas, para realização de consultas e exames, proporcionando aproximadamente 2,5 mil atendimentos mensais para crianças, jovens e adultos nas áreas da medicina, fisioterapia, fonoaudiologia e nutrição, por meio de uma estrutura que conta com 15 consultórios.

O setor destinado às especialidades odontológicas da Clínica da Família funcionará como uma extensão do atendimento já existente na unidade da rua Tiradentes, no centro. O espaço abrigará três consultórios, onde atuarão quatro dentistas e dois auxiliares, que ofertarão serviços de semiologia, periodontia, endodontia e cirurgia bucomaxilofacial.

Para o trabalho relacionado ao neurodesenvolvimento infantil, destinado ao público com idade até 11 anos, o equipamento terá o Núcleo Ciranda, com a atuação de uma psicóloga, uma terapeuta ocupacional e uma fonoaudióloga. São estimadas cem ações por mês desta equipe, entre atendimentos às crianças e suas famílias, orientações e consultas compartilhadas. O acesso ao serviço, por se tratar de apoio à Atenção Básica, se dará via discussão do caso com a unidade de referência.

Além destes atendimentos especiais, o corpo de profissionais que estarão à disposição da população nas outras dependências da Clínica da Família suprirá demandas médicas das áreas de cardiologia, otorrinolaringologista, oftalmologia, reumatologia, pediatria e ginecologia, sendo proporcionados ainda acolhimentos fonoaudiológicos, psicológicos e serviços de ultrassonografia e telemedicina.

A composição interna da estrutura será formada por consultórios para os atendimentos odontológicos, oftalmológicos, fonoaudiológicos e de telemedicina e também contará com espaços exclusivos para a assistência das equipes de enfermagem e fisioterapia, incluindo ainda salas dedicadas à realização de raio-X odontológico, ultrassonografia, medicação e reunião.

O vereador Denis Claudio da Silva destacou que o espaço vai se tornar referência para a região norte. “Estamos entregando um prédio totalmente equipado, graças ao trabalho do ex-secretário de Saúde, (o vereador) Pedro Ishi, e do atual chefe da pasta, Diego Ferreira. Será possível dar mais qualidade de vida à população e é isso que a atual gestão vem fazendo ao longo destes sete anos. Parabéns a todos que estiveram envolvidos neste projeto”, apontou o parlamentar.

Por sua vez, o vereador Pedro Ishi destacou a Saúde suzanense como um todo. “Hoje nossa cidade é referência no Alto Tietê. Na semana passada Suzano recebeu técnicos do Ministério da Saúde que vão atestar a qualidade do trabalho realizado neste segmento e tenho certeza de que vão encontrar uma ótima prestação de serviço que é efetuada por toda a equipe”, ressaltou o legislador.

O presidente da Câmara fez o uso da palavra em nome dos vereadores Artur Takayama; Márcio Alexandre de Souza, o Márcio Malt; André Marcos de Abreu, o Pacola; Antonio Rafael Morgado, o Professor Toninho Morgado; Gerice Lione; Givaldo Freitas dos Santos, o Baiano da Saúde; Jaime Siunte; José de Oliveira Lima, o Zé Oliveira; Leandro Alves de Faria, o Leandrinho; Marcos Antonio dos Santos, o Maizena; Max Eleno Benedito, o Max do Futebol; e Nelson dos Santos, o Nelson do Fadul, que estiveram presentes.

Ele afirmou que a prefeitura segue entregando obras e serviços para população, sem desacelerar os projetos. “Mesmo com a aproximação do fim do mandato do prefeito Rodrigo Ashiuchi, ele segue trabalhando e a administração municipal continua suprindo as necessidades da população. Sei que virão mais novidades até dezembro e a Câmara reconhece esse esforço, por isso, o Poder Executivo pode sempre contar com a Casa de Leis para fazer a cidade avançar”, pontuou Joaquim Rosa.

Emoção

Em meio à alegria pela entrega de um novo equipamento de saúde, houve também espaço para emoção quando o pai de Rafaella Marques da Silva, Jurandir Marques da Silva, ao lado da esposa Silvana Augusto Vicente, falou da homenageada. “Quando o prefeito Rodrigo Ashiuchi me ligou eu estava no psicólogo, mas parei a consulta para atender a ligação e ele me disse que o novo Centro de Especialidades Odontológicas levaria o nome da minha filha, agora eternizado neste espaço, que vai ajudar muitas crianças. Este era o sonho dela. Fiquei muito feliz por lembrarem da Rafaella e tenho certeza de que este local vai trazer muita riqueza para Suzano na área da saúde”, disse o pai da homenageada, que não segurou as lágrimas ao lembrar da filha.

Sobre os atendimentos, o secretário municipal de Saúde destacou que a abertura da unidade ampliará a oferta de serviços especializados na região norte. “Teremos mais consultas e exames, equipe e espaço preparados para atendermos crianças com atraso de neurodesenvolvimento e instalações adequadas para diferentes procedimentos odontológicos. Proporcionaremos cuidado para toda a família, aprimorando a assistência para adultos e crianças desta região da cidade. Quero enaltecer toda a minha equipe da Saúde, que batalhou por esse equipamento. Ainda ontem (07/06) estávamos aqui promovendo os últimos detalhes para que esse local pudesse estar pronto para ser entregue à população. E também agradeço de forma especial o pai da Rafaella, o Jurandir, que foi meu paciente, e ao vereador Denis, por terem aceitado emprestar o nome dos familiares para este novo equipamento”, avaliou.

O prefeito Rodrigo Ashiuchi ressaltou a relevância da Clínica da Família para a cidade e destacou os benefícios que serão voltados aos moradores. “Estamos inaugurando mais um polo de referência para a saúde do município. Neste espaço, teremos capacidade para lidar com demandas específicas da população, como os serviços que são proporcionados pelo Ambulatório de Especialidades Dr. Joracy Cruz, no Parque Santa Rosa. É mais uma entrega importante para Suzano, aumentando a oferta de atendimento para os moradores desta localidade, que não precisarão mais se deslocar para o centro. Seguimos trabalhando para trazer mais benefícios para a nossa população”, frisou o chefe do Poder Executivo municipal.

Ashiuchi ainda destacou que, atrás da clínica, será construída uma nova UBS. “Nós já fizemos o pedido para o governo federal por meio do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), colocamos o terreno à disposição e fomos contemplados com uma UBS. Agora precisamos aguardar as próximas diretrizes lá de Brasília para ver qual o próximo passo, mas vamos acompanhar esse assunto de perto para garantir mais esse equipamento para a cidade”, finalizou o prefeito.

Presenças

Ainda participaram da abertura da Clínica da Família os secretários municipais Alex Santos (Governo), Afrânio Evaristo da Silva (Segurança Cidadã e chefe de Gabinete), Leandro Bassini (Educação), Paulo Pavione (Comunicação Pública), Itamar Viana (Planejamento e Finanças), Samuel Oliveira (Manutenção e Serviços Urbanos), Sadao Sakai (Meio Ambiente), Arnaldo Marin Junior, o Nardinho (Esportes e Lazer), Geraldo Garippo (Assistência e Desenvolvimento Social); e José Serafim Júnior (Assuntos Jurídicos), além do responsável pelo Trânsito, Claudinei Galo, e do diretor da Vigilância Sanitária de Suzano, Mauro Vaz.

Também estiveram presentes pela Secretaria Municipal da Saúde a diretora Administrativa e de Obras, Margarida Mendes; a diretora de Atenção à Saúde Bucal, Edmara Chiado; a diretora de Atenção à Saúde, Cintia Steffens Watanabe; a coordenadora do Setor de Controle de Zoonoses, Priscila Arap; a coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial, Dulce Ramos; a coordenadora da Rede Cegonha, Alcione Sena; a coordenadora de Regulação, Paula Oliveira; a gerente da nova unidade, Geraldina Cristina Gabriel; e o diretor de Atenção Especializada, André Luís Moraes, que também é sobrinho de André Cano Garcia.

Ainda estiveram presentes Roseli Miguel e Marina Miguel, que são cunhadas de André Cano Garcia. Já a família de Rafaella Marques da Silva era composta, além do pai e da mãe, pelos irmãos Jurandir e Rodrigo, pelos padrinhos Nelson e Luiza Miyagi, e pelos tios Carlos, Sônia e Irineu.

Os homenageados

A Prefeitura de Suzano eternizará no setor de especialidades odontológicas da Clínica da Família a história de Rafaella Marques da Silva, por sua trajetória de vida e amor pela área da Saúde.

Ela nasceu em 2001, na Santa Casa de Misericórdia de Suzano, fruto da união de Jurandir Marques da Silva e Silvana Augusto Vicente Silva. Estudou nas Escolas Municipais Professora Eliana Pereira Figueira, no Jardim Imperador, e Antônio Marques Figueira, no centro, durante o ensino fundamental. Concluiu o ensino médio na Escola Estadual Professora Luiza Hidaka e, no ano seguinte, em 2019, ingressou no curso de Odontologia na Universidade de Mogi das Cruzes (UMC).

Já em 2022, graduou-se no ensino superior e almejava trabalhar com atendimento infantil, além de lecionar na mesma instituição. Ainda pequena, Rafaella foi diagnosticada com distrofia muscular, dividindo seu tempo ao longo da vida entre o tratamento e os estudos. Entretanto, três meses após sua formatura, desenvolveu um quadro de insuficiência cardíaca e passou a aguardar por um transplante.

Em 12 de julho de 2023, faleceu após uma infecção pulmonar, deixando os pais, dois irmãos, três sobrinhos e muitos amigos que fez ao longo dos seus 22 anos.

Por sua vez, André Cano Garcia nasceu no município de Cedral, interior do Estado de São Paulo, onde passou toda sua infância e adolescência. Na década de 1990, fixou residência em Suzano, após ser contratado pela prefeitura para exercer a função de médico dermatologista.

Mas sua trajetória profissional começou muito antes deste período, após se formar em Medicina na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em 1946, e se especializar em Dermatologia, Ortopedia, Medicina Esportiva e Saúde Pública.

Entre os anos de 1954 e 1965, foi médico na Sociedade Esportiva Palmeiras e dirigiu o Sanatório Padre Bento, em Guarulhos. Posteriormente, foi convidado a conduzir o Hospital Dr. Francisco Ribeiro Arantes, conhecido como Pirapitingui, localizado na cidade de Itu. Em 1968, foi transferido para o Hospital Dr. Arnaldo Pezzuti Cavalcanti, em Mogi das Cruzes, onde também atuou como diretor.

Em 1973, fundou a Escola Superior de Enfermagem da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), da qual ficou à frente da gestão por 12 anos e lecionou nos cursos de Medicina, Enfermagem, Nutrição e Educação Física.

Em Suzano, foi um importante agente para viabilizar a construção de Unidades Básicas de Saúde no Boa Vista e na Casa Branca. Nos anos 1990, como servidor da administração municipal, contribuiu com os atendimentos dermatológicos na rede. No mesmo período, também foi chefe do Hospital de Biritiba Mirim até 2011.

Ele faleceu em 9 de agosto de 2012, aos 90 anos, deixando um legado de mais de seis décadas dedicadas à Saúde e ao bem-estar do próximo.

Créditos das fotos: Mauricio Sordilli/Secop Suzano, Luana Bergamini/Secop Suzano e Divulgação/Secop Suzano

Compartilhar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui