CIDADES DO CONDEMAT+ PREPARAM VACINAÇÃO DA DENGUE PARA PRÓXIMA SEMANA

0
155
Brasília, DF 09/02/2024 Início da vacinação contra dengue no Distrito Federal, na UBS1 do Cruzeiro. Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

As 11 cidades do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (CONDEMAT+) atendidas com a vacina Qdenga, imunizante contra a dengue, preparam a vacinação para a próxima semana. Neste primeiro momento serão contempladas as crianças com idade entre 10 e 11 anos, público-alvo preconizado pelo Ministério da Saúde.

A imunização contra a dengue se soma aos esforços dos municípios do CONDEMAT+ que têm intensificado as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, que também transmite a Zika e Chikungunya. Segundo dados das Secretarias Municipais de Saúde das cidades consorciadas, de janeiro até agora foram contabilizados 3.841 casos de dengue e um óbito registrado em Guarulhos. Considerando a população dos 14 municípios, que soma 3.037.349 habitantes, o coeficiente de incidência – cálculo que dimensiona a ocorrência da doença – para cada 100 mil pessoas da região está em 126,46.
Nesta sexta-feira (16), o Grupo Técnico de Vigilância Epidemiológica (GVE) promove uma reunião de alinhamento e orientação com os municípios contemplados, onde serão tratados os aspectos técnicos da vacina, como os cuidados com o armazenamento, manipulação e aplicação das doses estabelecidas pela Nota Técnica do Ministério da Saúde.

Ao todo, a área de abrangência do CONDEMAT+ receberá 79.416 doses do imunizante, nas quais: Arujá (2.343); Biritiba Mirim (821); Ferraz de Vasconcelos (4.994); Guararema (800); Guarulhos (34.270); Itaquaquecetuba (10.960); Mogi das Cruzes (12.143); Poá (2.834); Salesópolis (419); Santa Isabel (1.423) e Suzano (8.409).

Em paralelo à campanha de vacinação, as cidades continuarão com as estratégias de combate ao Aedes aegypti, como visitas e vistorias nas casas, eliminação de focos do mosquito e identificação dos pontos que registram incidência elevada do vetor. É importante ressaltar que, segundo estudos, 75% dos criadouros do inseto transmissor da dengue estão dentro das casas, por isso é imprescindível manter os cuidados para evitar a proliferação do Aedes aegypti, que incluem não deixar água parada em potes e estruturas.

A dengue é uma doença que causa febre, dor de cabeça e dores nas articulações, e em casos mais graves pode evoluir para morte. Ao sentir os sintomas, é preciso procurar um serviço de saúde para iniciar o tratamento.

Foto crédito: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

Compartilhar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui