CHUVAS FORTES ATINGEM TODA GUARULHOS NA MADRUGADA DESTE SÁBADO (1°)

0
87

A Defesa Civil informa que na madrugada deste sábado (1°) a cidade de Guarulhos teve chuvas volumosas em todo o território. As regiões com maior índice de ocorrências são Vila Any e Jardim Santo Afonso, onde há registro de diversos pontos de alagamento no sistema viário e em residências. Na Vila Any houve alagamentos na Rua Édipo, Rua dos Vigilantes, Avenida das Estações e outras adjacentes. No Jardim Santo Afonso ficaram alagadas Rua Caarapó, Rua Panorama e outras próximas.

Ao longo da noite foram registradas sete ocorrências, sendo cinco de alagamentos (três na Vila Any, uma no bairro Lavras e uma no bairro Água Azul), uma de queda de árvore em via pública, em Bonsucesso e uma de deslizamento de terra, no Cabuçu, onde foram identificados três pontos de deslizamento. Não houve vítimas em nenhum dos casos.

Pela manhã, boa parte dos alagamentos viários já escoaram, porém, a região de Vila Any permanece alagada em diversos pontos. A COMPDEC (Defesa Civil do município) está no local com bote, para resgate de possíveis ilhados. A Coordenadoria convocou equipes adicionais para levantamento de danos e preparação de doações emergenciais. A Secretaria Municipal de Assistência Social também participa das ações e enviou equipes à região para apoio humanitário.

Bairros mais atingidos

Os volumes de precipitação registrados nas unidades pluviométricas nas últimas 12 horas são os seguintes:

Cumbica: 74,2 mm
Vila Nova Bonsucesso: 71 mm
Jardim Nova Cidade: 67,2 mm
Cidade Aracília: 51,4 mm

Chuvas devem seguir até domingo

O alerta meteorológico emitido pela Defesa Civil do Estado de São Paulo segue vigente, e prevê que as chuvas fortes sigam acontecendo até domingo (2). A recomendação é que em caso de tempestades os cidadãos permaneçam em local seguro; em veículos, deve-se evitar locais com possibilidades de enchentes, como corredores de baixadas ou vias às margens de rios e córregos. Motociclistas devem evitar pontos com corredeiras, ou em que a água ultrapasse vinte centímetros ou não permita visibilidade do terreno.

Os moradores de áreas suscetíveis a riscos de deslizamentos devem buscar abrigo em locais seguros com seus familiares, especialmente se perceberem sinais de risco, tais como deslocamentos de terra, estalos em construções, rachaduras no solo e inclinações de árvores ou postes.

Em caso de emergência a Defesa Civil atende 24 horas por dia pelo telefone 199.

Imagem: Divulgação/PMG
01/02/2025

Compartilhar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui