O Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU) do Jardim Gardênia Azul completa neste mês de março sete anos de funcionamento, se consolidando como um dos principais polos de cultura, esporte, lazer e assistência social de Suzano. Desde sua inauguração, em 2018, o equipamento público registra uma média de 3.530 atendimentos por mês, o que representa mais de 42,3 mil pessoas atendidas por ano.
Localizado na rua Teruo Nishikawa, 570, o CEU Gardênia Azul é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Suzano e o governo federal. Com uma área de 3 mil metros quadrados, a unidade oferece espaços como quadras poliesportivas, pista de caminhada, pista de skate, cineteatro, salas multiuso e biblioteca, além de serviços gratuitos e de livre acesso à população como jogos de xadrez e dama, internet livre e áreas de convivência.
Atualmente, o equipamento promove sete oficinas culturais fixas: violão (a partir de 11 anos), artesanato (a partir de 15 anos), teatro (de 7 a 17 anos), circo (de 7 a 12 anos), street dance (de 7 a 18 anos), balé (de 7 a 12 anos), desenho (de 8 a 17 anos) e pintura em tela (livre). Essas atividades reúnem uma média mensal de 1,2 mil alunos.
Na área esportiva, são oferecidas quatro modalidades: zumba, ginástica funcional, capoeira e Liang Gong, com aproximadamente 700 participações mensais. A quadra poliesportiva, de uso livre, recebe cerca de 600 usuários por mês, enquanto a biblioteca comunitária é frequentada por 50 pessoas mensalmente.
O CEU Gardênia Azul também abriga o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), que realiza em média 620 atendimentos por mês, além de sediar atividades extras como mostras, apresentações, conferências, oficinas e workshops, que somam outros 300 participantes mensais.
“Ao completar sete anos, o CEU do Jardim Gardênia Azul reafirma seu compromisso com a comunidade suzanense, oferecendo oportunidades gratuitas de desenvolvimento artístico, esportivo e social a milhares de pessoas ao longo do ano”, disse a coordenadora do espaço, Jéssica Carneiro.
O secretário municipal de Cultura, José Luiz Spitti, destacou o papel do CEU na formação cultural e cidadã dos moradores da região. “O CEU do Jardim Gardênia é um equipamento completo que reúne arte, cultura, esporte e inclusão social. Ele oferece oportunidades reais de desenvolvimento para crianças, jovens e adultos. É um orgulho ver esse espaço consolidado como referência na cidade”, afirmou.
Já o prefeito Pedro Ishi reforçou a importância do equipamento e relembrou sua origem. “O CEU Gardênia Azul foi uma importante conquista para Suzano, entregue à população na gestão do sempre prefeito Rodrigo Ashiuchi. Hoje, sete anos depois, vemos que o espaço se consolidou como um verdadeiro centro de cidadania e bem-estar para a nossa população. Seguiremos investindo para manter e ampliar esses serviços”, disse.
O CEU Gardênia Azul funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4742-9334.
Crédito das fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano