CENTRO CULTURAL DA PENHA E TEATRO FLÁVIO IMPÉRIO RECEBEM APRESENTAÇÕES GRATUITAS DA TRUPE EM TRÂNSITO

0
202

A partir do dia 09 de dezembro de 2022, a Trupe em Trânsito, grupo circense que atua na região da Penha, inicia uma temporada de circulação com apresentações gratuitas do espetáculo “Faxina”.

Através da comicidade e do lúdico, o espetáculo “Faxina” explora o que é a subalternidade ou os ditos “subempregos”, gerados através do mito da mão de obra desqualificada e seus salários baixos, que acabam sustentando a dominação de classes e mantendo o que já foi estabelecido: um sistema muito bem estruturado e que se coloca como inabalável.

Nos dias 09 e 16 de dezembro (sextas-feiras), às 16h, com entrada gratuita, o espetáculo será apresentado no Centro Cultural da Penha, que fica no Largo do Rosário, 20 – Penha de França, Zona Leste de São Paulo – SP.

Nos dias 17 de dezembro (sábado) e 15 de janeiro (domingo), às 15h, com entrada gratuita, o espetáculo será apresentado no Teatro Flávio Império, que fica na Rua Prof. Alves Pedroso, 600 – Cangaíba, Zona Leste de São Paulo – SP.

Com orientação de pesquisa de Esio Magalhães, o espetáculo “Faxina” inspira uma reflexão crítica sobre as injustiças sociais sofridas por trabalhadores comuns, transitando por aquilo que há de mais cotidiano, o banal, e o que os une: a coletividade.

Em uma linguagem direta com o público, que está inteiramente posto no jogo de cena, o espetáculo lembra que, para além de nossas diferenças e discordâncias, somos uma única classe trabalhadora.

O espetáculo foi criado a partir de uma temporada de intervenções realizadas em praças da zona leste, mais especificamente na região da Penha, espaços escolhidos pela proximidade dos equipamentos culturais onde a temporada iria acontecer e a região onde o grupo atua. Uma forma que a Trupe em Trânsito encontrou para trazer as pessoas que transitam por esses espaços para dentro do teatro.

“Faxina é um espetáculo solo feito na rua e para a rua, o palco mais ancestral e democrático que temos. A partir de intervenções urbanas, realizadas em praças da zona leste de São Paulo, Rocha, a figura excêntrica que é personagem do espetáculo, encontrou e desencontrou com o povo, das suas mais variadas formas e jeitos, construindo a base da pesquisa cênica através dessa relação”, comenta o grupo.

As ações fazem parte do projeto “Solo em Conjunto” contemplado no Edital de Apoio a Projetos de Múltiplas Linguagens, da Secretaria Municipal de Cultura e da Prefeitura do Município de São Paulo.

Mais informações: https://www.instagram.com/trupe.emtransito/

Compartilhar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui