Os cemitérios de Itaquaquecetuba devem receber cerca de 17 mil pessoas durante o feriado de Dia de Finados, na próxima terça-feira (2). Os locais ficarão abertos ao público, das 8 às 17 horas, seguindo os protocolos sanitários contra a Covid-19. As missas, que costumavam ser celebradas nos locais, serão realizadas somente nas igrejas.
Os cemitérios Caminho do Céu (avenida Uberaba, 490 – Vila Virgínia), Central (rua Duque de Caxias com a rua Guilhermina Maria da Conceição – Centro) e o Morada da Paz (estrada São Bento, s/n – Jardim São Paulo) receberam, pela equipe de Serviços Urbanos, manutenção, roçagem, limpeza e pintura para manter os locais limpos e acessíveis, livres do acúmulo de água e de possíveis focos de dengue.
O Cemitério Caminho do Céu possui 2 mil túmulos particulares, enquanto há 524 sepulturas da ala geral para crianças falecidas de até 6 anos. No Cemitério Central há mil túmulos particulares, já o Cemitério Morada da Paz possui 10 mil sepulturas e 2,5 mil ossários.
Nos dias de visitação, sobretudo no Dia de Finados, as pessoas costumam limpar os túmulos, colocar flores e acender velas como gesto de cuidado e zelo ao ente falecido, porém, qualquer obra ou reforma não será permitida por questões de segurança e o uso de água será restrito.
“Orientamos que a população use máscara, álcool em gel, faça distanciamento social e economize água. Pedimos isso como uma forma de conscientizar as pessoas por causa da estiagem que já presenciamos em alguns lugares do país”, explicou o secretário de Serviços Urbanos, Alexandre Oliveira.
Para aumentar a segurança de quem passar pelos cemitérios no Dia de Finados, haverá reforço da Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Militar e de ambulância. Por conta da comercialização de velas, flores, água e alimentos que será feita nos locais, a administração pede que a população se atente a vasos, pratos e plantas que acumulam água.
“Finados é o dia que tiramos para orar por nossos amigos e familiares falecidos, mas é importante que os munícipes não levem vasos com água ou, ainda, pratinhos que possam acumular água da chuva. Precisamos ter cuidado com a dengue, que pode matar”, reforçou o prefeito Eduardo Boigues.
Vale ressaltar que, no Dia de Finados, não haverá o recadastramento de túmulos, que é importante para manter o contato com os proprietários. Quem ainda não fez o recadastramento após 2017 deve comparecer antes ou após o Dia de Finados com a cópia e original do título de posse, comprovante de endereço e RG, das 9 às 16 horas.